Crescimento sustentável
A palavra sustentabilidade leva o pensamento imediatamente para os cuidados com o meio ambiente. É sobre isso também, mas esse não é o único ponto.
O crescimento sustentável tem tudo a ver com uma cultura ética e a coerência na gestão dos negócios, na forma de lidar com os colaboradores, se relacionar com clientes, fornecedores, parceiros e a comunidade.
É preciso ter em mente que toda empresa é um gerador de riquezas para indivíduos e para a sociedade. Dentro dela, as pessoas são os motores para os resultados, e toda a sua operação está inserida em um contexto ambiental e social.
Por isso, a ideia é que todas as decisões sejam pensadas considerando sempre produzir um impacto positivo em todas essas frentes: ambiental, econômica e social.
Qual a importância de tudo isso para garantir o crescimento de uma empresa?
Os clientes, outras pessoas e marcas, quando se relacionam com um negócio, querem ter certeza se os valores destas empresas vão de acordo com os seus. Por exemplo:
- Clientes precisam ser tratados com cuidado, gentileza e transparência em todas as etapas do consumo;
- Também precisam perceber que as pessoas são tratadas com respeito e igualdade na sua empresa;
- Colaboradores devem ter seus direitos assegurados, além de remuneração justa e qualidade no ambiente de trabalho;
- Fornecedores podem se tornar parceiros com um bom relacionamento;
- E toda a sociedade se beneficia com boas práticas ambientais.
Conquistar e manter uma boa reputação é a chave. Seja perante os consumidores, os colaboradores, a sociedade e outros envolvidos. Ter uma imagem positiva, amparada por boas práticas, é fundamental para crescer e sustentar o crescimento da empresa.
De uma forma mais prática, quais são as boas decisões ambientais, econômicas e sociais que um negócio pode fazer para ter um crescimento seguro?
- Redução no uso de embalagens de plástico, uso de materiais biodegradáveis, prática de reciclagem, descarte correto do lixo, etc.;
- Treinamento adequado dos funcionários, respeito às leis trabalhistas, além de garantir um ambiente de trabalho seguro e igualitário;
- Ter sempre canais de comunicação abertos com os seus clientes;
- Conhecimento das leis e regulamentações locais;
- Ter transparência em suas ações, entre outras coisas.
Basicamente, um crescimento que se sustente, pede que as responsabilidades sejam reconhecidas e assumidas diariamente. Esta é a chave para crescer com consciência.
Estas são apenas algumas questões, mas não acabam aqui. Recomendamos que você busque saber mais sobre um tema que está em alta no momento e fala sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa: a sigla ESG.
Avalie este conteúdo

Capacita MPE