Crescimento exponencial é para a minha empresa?

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Como uma empresa consegue crescer dez vezes mais em um mesmo período de tempo que uma empresa tradicional? O que faz um negócio ter escalabilidade, isto é, aumentar a receita rapidamente sem aumentar as despesas na mesma proporção? Essas são perguntas que andam juntas quando pensamos em um modelo de negócio que busca o crescimento exponencial.

Você já deve ter reparado que esses conceitos costumam vir acompanhados de exemplos de nomes como Google, Amazon, IFood, Uber, entre outras. São empresas que têm um forte senso de inovação tecnológica. E o que mais elas têm em comum?

Esses negócios são replicáveis. Com a ajuda da tecnologia digital, eles conseguem facilmente reproduzir a sua estratégia em diferentes países e regiões. Essa capacidade de reprodução do modelo de negócio, apenas com ajustes para adequação a um novo mercado, é o que torna a expansão muito mais rápida e com custos menores. 

O que torna essas empresas replicáveis e tão produtivas é justamente um modelo de gestão inovador que geralmente acompanha:

Cultura de orientação por dados

Essas empresas sabem coletar, tratar, analisar e se orientar através de dados. O conhecimento gerado com esse processo é o que norteia as decisões e o planejamento estratégico. Para isso, formam equipes multidisciplinares, com profissionais de Ciência da Computação, Estatística, Matemática, Engenharia, Comunicação, Gestão de Projetos e outras áreas relacionadas que podem aplicar sua especialização para a geração de conhecimento.

Times autônomos e flexíveis 

As áreas na verdade são formadas por equipes autogerenciáveis com autonomia para tomada de decisões, com mais responsabilidades para indivíduos, gestão mais horizontal e liderança informal, e com uma forte cultura de feedback. Além disso, é comum a contratação de profissionais freelancers para tornar a empresa mais flexível, com diferentes perfis e conhecimentos vindos de fora.

Indicadores de desempenho

As empresas de crescimento exponencial acompanham indicadores de desempenho para avaliar a performance das suas áreas, como recursos humanos, finanças, marketing, etc. Geralmente utilizam alguma metodologia. São traçadas metas atingíveis para os objetivos do negócio e os resultados são acompanhados e avaliados com métricas específicas para cada caso, como lucratividade, rotatividade de funcionários, produtividade, entre outras.

Essas são algumas das características de empresas com crescimento exponencial. Não são só empresas de tecnologia que podem alcançar esse resultado, varejistas e outros segmentos também são capazes. É preciso que o negócio tenha uma forte vocação para inovação digital para seguir esse caminho.

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Qual é o ritmo de crescimento do seu negócio, onde ele pode chegar e onde você quer que ele chegue?
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Avalie se as características do seu modelo de negócio são escaláveis ou se existe potencial para isso. Faça também uma análise dos riscos de buscar um crescimento fora da curva para a sua empresa ao invés de focar em um crescimento linear.
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