Coragem para seguir empreendendo
Muitos empreendedores de sucesso tiveram que lidar com alguns fracassos antes de acertar a mão.
Pode até ser que você conheça histórias de pessoas que, do nada, criaram um negócio e ganharam rios de dinheiro. Mas esse parece o mundo real para você?
É por isso que precisamos questionar o que ouvimos por aí, principalmente, com tanto filtro disponível nas redes sociais. Algumas jornadas também são filtradas para chegar até nós com a maquiagem do sucesso. Assim, quando começamos o próprio negócio e vemos que o tempo está passando e aquele resultado sonhado não está vindo, desistimos do empreendedorismo.
Mas temos que prestar atenção em dois cenários:
No primeiro deles, realmente podemos ter errado no tipo de negócio, pode ser que o mercado não esteja pronto ou já esteja saturado, pode ser que a ideia seja boa mas não conseguimos desenvolver direito. Acontece. Assumir o fracasso não é desistir, mas mudar a rota e começar de novo se for preciso.
O segundo caso expõe uma característica do empreendedorismo: ele exige que sejamos persistentes. Empreender é um dia de cada vez. Se ficamos muito ansiosas na expectativa de que precisa acontecer rápido, na mesma velocidade virá a frustração.
Por isso, continuar a empreender exige coragem, seja para assumir os riscos continuamente, seja para aprender com os erros, levantar a cabeça e tentar de novo.
Nossa proposta é que você foque na construção da sua própria jornada e tente buscar inspiração em histórias genuínas. Desconfie do sucesso meteórico e viva um dia de cada vez.
Vai dar trabalho, tem muito aprendizado pela frente, mas é possível com persistência.
Avalie este conteúdo
Capacita MPE