Coragem para empreender
Ter coragem para empreender pode significar largar um emprego de anos. Abrir mão de um salário fixo para se arriscar, possivelmente tendo que esperar algum tempo sem lucro até o negócio dar certo.
E tem mais, você precisa sair para o mundo, dar as caras e ativar seu lado vendedora e negociadora para lidar com clientes, fornecedores e, talvez, investidores.
Sentiu o frio na barriga? Ótimo, sinal que você está pronta. Esse é o impulso que você precisa para criar coragem: apaixonar-se pelo desafio.
Agora que você tem o principal, vamos aos detalhes que vão dar o reforço para o seu “pacote” coragem para empreender.
Estude o negócio
É muito importante que você domine todos os detalhes do negócio. Pense que se você tiver que explicar para alguém, terá que falar com propriedade.
Quanto mais você souber sobre o mercado, sobre o seu produto ou serviço, sobre o seu cliente, mais segurança você terá para empreender.
Tenha mentores
Entre em contato com pessoas que você conhece que já empreendem a mais tempo, peça opinião para os amigos e familiares, a jornada não precisa ser solitária.
Pessoas experientes podem ajudar a evitar erros e dar dicas para diminuir as dificuldades.
Pessoas próximas podem servir como experimentadores, opinadores confiáveis ou apenas ouvir o que você tem para dizer.
Teste seu negócio antes de começar
Você conhece o conceito do Produto Mínimo Viável, ou como chamam, o MVP?
Comece com um produto ou serviço simples, que tenha o básico necessário para funcionar. Um exemplo prático: quais ingredientes você precisa para fazer um bolo simples?
Assim você tem a chance de testar sua ideia e entender a aceitação do público para o seu produto ou serviço, sem comprometer muitos recursos.
Se você conseguir clientes e perceber que tem demanda para o seu negócio, poderá seguir com mais confiança.
Viu? Coragem tem tudo a ver com confiar em si mesma e na sua ideia, essa é uma habilidade que você conquista com esses passos simples.
Avalie este conteúdo
SEBRAE