Coopetição: competição e cooperação para algo maior

Artigo
4 min de leitura

O conceito pensa nas relações entre as empresas no mercado e como é possível fazer diferente da ideia comum de concorrência, em que um ganha e o outro perde. 

A essência da coopetição é baseada na Teoria dos Jogos, que distribui os jogadores entre competidores e complementares. Basicamente, coloca empresas do mesmo segmento, ora competindo para dividir o mercado, ora cooperando para fazer o mercado crescer e aumentar a fatia de cada uma. 

Muitos negócios podem perceber que atuar junto com seus concorrentes em determinado momento pode quebrar algumas barreiras no mercado. A coopetição parte da ideia de que a união aumenta a força, o alcance de mercado e outros benefícios, como: 

  • Dividir custos de produção e logística, empresas podem compartilhar seus laboratórios, conhecimento e operações;
  • Internacionalização, fazer parcerias com empresas locais para entrar em mercados internacionais;
  • Expandir mercados de atuação mesmo localmente com concorrentes que sejam mais atuantes em outras regiões.

Um bom exemplo de aplicação da cooperação entre competidores, bem atual, são entre empresas de tecnologia. São produtos que tem uma característica peculiar que favorece a coopetição, pois eles podem ser integrados com facilidade.

Muitas vezes a cooperação entre empresas concorrentes favorece os clientes e amplia as possibilidades de mercado. Imagine usuários de um programa do Microsoft Windows, como Word ou Excel, que querem abrir seus arquivos usando um computador da Apple, que tem outro sistema operacional. Mesmo sendo grandes competidoras, as duas empresas percebem que a compatibilidade entre os seus sistemas é benéfica para todos. 

Coopetição para pequenos negócios

Sua empresa não precisa ser uma gigante da tecnologia para trabalhar em cooperação com outros negócios. A ideia pode ser aplicada em diversos segmentos. Imagine que você tem um restaurante que produz boas tortas para a sobremesa e uma outra loja fabrica o melhor recheio da cidade, o que aconteceria se vocês unissem suas forças?

A coopetição acontece quando empresas, até então concorrentes, percebem valor na cooperação entre os seus negócios, visualizam que podem produzir algo para o mercado juntando coisas como conhecimento e infraestrutura.

É uma questão de quebrar barreiras. Empresas podem continuar competindo, enquanto constroem algo inovador juntas para conquistar o mercado. É uma relação ganha-ganha

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
O que você tem de melhor e o que o seu concorrente tem de melhor, e se vocês usassem isso para construir algo novo juntos?
FAÇA
Tome a iniciativa para criar algo inovador com outras empresas, tente ver o seu concorrente como um complementador para o seu negócio.
SOLUÇÃO

Parceiro Magalu

O Parceiro Magalu é a plataforma onde micro e pequenos empreendedores podem vender online pelo site da Magazine Luiza. Cadastre sua loja e seus produtos e a Magalu cuida das transações com os clientes e da entrega para você. Clique em “Conheça agora” para preencher o formulário de cadastro e dar os primeiros passos!
Saiba mais