Conte uma história de sucesso

Artigo
3 min

Você sabe como se apresentar para o mundo? Existem diversas situações em que precisamos nos posicionar, mostrar quem somos e porque nós merecemos estar onde estamos. 

E a melhor forma de fazer isso é contando a nossa própria história do jeito certo. É assim que construímos uma marca pessoal de sucesso.

E pode ser feito em diversos formatos e extensões. Por exemplo, nas redes sociais, estamos construindo essa narrativa pessoal o tempo todo, dia após dia. Já numa apresentação para um cliente ou na escrita do currículo, precisamos fazer isso em um pequeno espaço de tempo ou de papel.

O mais importante é mostrarmos consistência e coerência, as pessoas precisam ver que nossa história é real e autêntica, sem furos que deixam dúvidas. Depois, podemos pensar em como construir uma narrativa que encante. 

Coerente e consistente

Ser coerente tem a ver com nossas atitudes do dia a dia e não significa ter opiniões formadas, mas agir de acordo com os valores que propagamos. 

Já a consistência é importante não apenas para a percepção que as outras pessoas terão, mas para alcançar nossos objetivos. E isso significa ter hábitos, entregar o que nos propusemos e prometer só o que podemos cumprir de fato.

Sobre autenticidade

Para contar uma história de sucesso é preciso contar a verdade, abrir o nosso coração para a audiência, compartilhar emoções. Muitas das coisas que sentimos são comuns às outras pessoas. Mostrar nosso lado humano gera afinidade e identificação. 

Como contar uma boa história

Comece organizando momentos relevantes da sua vida, obstáculos superados, situações em que venceu o medo ou mesmo fracassos. Todo mundo tem esses momentos na vida pessoal e profissional. 

Depois, faça o trabalho de ligar os pontos. Quais foram as consequências, onde essas situações te levaram, o que você aprendeu com elas? Nossos erros, quando transformados em algo positivo, também são um bom ponto de partida. 

Mostre que o seu esforço pessoal valeu a pena, que trouxe resultados e o que você espera para o futuro. Faça com que a audiência, que seja uma pessoa ou os seguidores das redes sociais, acredite em você e sinta vontade de fazer parte da sua história. 

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Você valoriza a sua própria trajetória de vida?
FAÇA
A primeira pessoa a dar valor a sua história deve ser você. É preciso abraçar tanto o sucesso quanto o fracasso para contar uma história autêntica.
SOLUÇÃO

Canva

No Liga PJ você aproveita 45 dias de Canva Pro grátis. Uma ferramenta online para criar imagens incríveis e impressionar os seus clientes. Ela traz modelos de publicações profissionais para você personalizar com a sua marca ou ajuda você a criar designs do zero de forma fácil e intuitiva. Experimente e alavanque o seu negócio.
Saiba mais