Construindo um relacionamento com o cliente

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Relações fortes se baseiam no diálogo e na reciprocidade. Se você entrega algo de valor para o seu cliente, ele vai querer retribuir. Geralmente ele faz isso comprando de novo, sendo fiel à sua marca e falando bem dela para os outros. 

Mas como você pode conquistar o apreço do seu cliente? 


A ideia de se relacionar com o cliente não é tentar ocupar o espaço de um amigo ou de um familiar, mas o lugar que cabe à sua marca e que um concorrente não conseguiria substituir facilmente. 

Mas você pode ser próximo do seu cliente, criar uma conexão emocional e tudo dentro do escopo da sua marca. Por exemplo, se você tem uma empresa que oferece serviços de pintura, você pode mostrar para o seu cliente como é gostoso escolher as cores em família. 

Tocar o coração do seu cliente é uma forma de construir um relacionamento.

Quem são as pessoas por trás da sua lista de clientes?

 
Conhecer melhor cada um dos seus clientes. Às vezes uma lista pode ser algo frio, como dar vida a esses nomes? Estabeleça conversas, faça perguntas para entender melhor a vida dessas pessoas, o que elas buscam e então fazer uma conexão de como a sua marca pode ajudar. 

Acompanhe o crescimento do cliente para construir um relacionamento duradouro


Esteja presente em todas as etapas da jornada. Antes de comprar o seu cliente pode entrar em contato algumas vezes com você pelas redes sociais. Com curtidas, comentários, mensagens privadas. Responda sempre da maneira mais aberta e honesta possível. Pode ser que você não possa oferecer algo que ele procura no momento e está tudo bem. 

Algumas pessoas precisam de mais ajuda para finalizar uma compra. Mostre os diferenciais do seu produto ou serviço quando perguntarem e deixe o cliente livre para tomar decisões. Você conhece a sensação de comprar algo que não tinha certeza porque se sentiu meio obrigado a fazer isso?

Um cliente que já comprou não precisa ser esquecido. Mostre para ele que você se importa com o que ele achou da experiência. Faça pesquisas para isso. Envie conteúdos que ensinam como ele pode aproveitar ao máximo o produto que comprou. Entre em contato para saber se está tudo bem ou se ele precisa de ajuda. 

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Construa um relacionamento baseado na comunicação transparente e na reciprocidade. Entregue valor buscando engajar o seu cliente para que ele retribua sendo fiel à sua marca e indicando para outras pessoas.
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