Comportamento de compra na nova economia

Artigo
5 min e 31 seg

As novas possibilidades econômicas são impulsionadas pelo fácil acesso à tecnologia e por uma transformação digital acelerada pela pandemia.  

A nova economia traz com ela modelos de negócios inovadores. Eles transformam a maneira como as pessoas usam produtos e serviços. 

As startups ocupam o espaço dos antigos negócios e mudam também a forma como as pessoas enxergam o mercado de trabalho. Queremos ser protagonistas da própria história, empreender.


Mas o que tudo isso significa para o comportamento de compra do consumidor?


Temos aqui a nossa primeira força que traz uma alteração perceptível de comportamento: a mudança do vínculo empregatício para o empreendedorismo. 

Se antes o comércio podia prever que as vendas aumentavam porque o pagamento dos seus clientes sempre caía no início do mês, o que acontece quando isso deixa de ser uma regra?

O salário não traz mais uma data fixa


Temos um novo desenho no comportamento geral de consumo com potencial para alterar o ponteiro da balança do comércio: a inconstância. 

E se adicionarmos o cartão de crédito a essa nova realidade? Temos um cenário ainda mais versátil para o consumidor e menos previsível para o mercado.

Ter um calendário promocional é uma saída para empresas. As datas comerciais trazem períodos em que o empreendedor ainda pode prever um aumento nas vendas. 

Despensa meio cheia


A tecnologia não impacta apenas no momento ideal de compra, mas também no volume. Antes, ir ao supermercado era uma tarefa rotineira. As pessoas faziam listas e compravam uma quantidade suficiente para passar o mês.

Hoje basta abrir um aplicativo no celular para pedir um produto que esteja faltando em casa ou qualquer outra coisa. Não há necessidade de fazer aquele estoque na despensa.

O consumidor pode se programar menos, pode estar mais aberto a experimentar produtos novos e também pode descartar com mais facilidade da próxima vez, já que a compra acaba sendo menor e mais recorrente.  

Sempre ligado


A compra não tem mais horário comercial. Na Internet as portas estão abertas 24 horas por dia. De noite, de madrugada, a qualquer momento o consumidor pode encontrar o que procura e finalizar o pedido. 

As redes sociais são um refúgio, um espaço de confraternização, de opinião e, também, vitrine para qualquer negócio. 

Ainda que o consumidor não esteja procurando por algo específico, enquanto desliza os dedos sobre a tela do celular, ele pode se interessar por um produto e fazer a compra ali mesmo. 

As pessoas se acostumam com formatos mais agradáveis e confortáveis de compra e tendem a preferir as empresas que se adequem aos novos modelos.

Então mesmo que a sua empresa não dependa inteiramente da tecnologia, deve ficar de olho nos novos comportamentos para não ficar de fora.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Sua empresa acompanha o comportamento e as preferências de consumo dos clientes?
FAÇA
Sua empresa acompanha o comportamento e as preferências de consumo dos clientes?
SOLUÇÃO

Canva

No Liga PJ você aproveita 45 dias de Canva Pro grátis. Uma ferramenta online para criar imagens incríveis e impressionar os seus clientes. Ela traz modelos de publicações profissionais para você personalizar com a sua marca ou ajuda você a criar designs do zero de forma fácil e intuitiva. Experimente e alavanque o seu negócio.
Saiba mais