Comportamento de compra na nova economia

Artigo
5 min e 31 seg

As novas possibilidades econômicas são impulsionadas pelo fácil acesso à tecnologia e por uma transformação digital acelerada pela pandemia.  

A nova economia traz com ela modelos de negócios inovadores. Eles transformam a maneira como as pessoas usam produtos e serviços. 

As startups ocupam o espaço dos antigos negócios e mudam também a forma como as pessoas enxergam o mercado de trabalho. Queremos ser protagonistas da própria história, empreender.


Mas o que tudo isso significa para o comportamento de compra do consumidor?


Temos aqui a nossa primeira força que traz uma alteração perceptível de comportamento: a mudança do vínculo empregatício para o empreendedorismo. 

Se antes o comércio podia prever que as vendas aumentavam porque o pagamento dos seus clientes sempre caía no início do mês, o que acontece quando isso deixa de ser uma regra?

O salário não traz mais uma data fixa


Temos um novo desenho no comportamento geral de consumo com potencial para alterar o ponteiro da balança do comércio: a inconstância. 

E se adicionarmos o cartão de crédito a essa nova realidade? Temos um cenário ainda mais versátil para o consumidor e menos previsível para o mercado.

Ter um calendário promocional é uma saída para empresas. As datas comerciais trazem períodos em que o empreendedor ainda pode prever um aumento nas vendas. 

Despensa meio cheia


A tecnologia não impacta apenas no momento ideal de compra, mas também no volume. Antes, ir ao supermercado era uma tarefa rotineira. As pessoas faziam listas e compravam uma quantidade suficiente para passar o mês.

Hoje basta abrir um aplicativo no celular para pedir um produto que esteja faltando em casa ou qualquer outra coisa. Não há necessidade de fazer aquele estoque na despensa.

O consumidor pode se programar menos, pode estar mais aberto a experimentar produtos novos e também pode descartar com mais facilidade da próxima vez, já que a compra acaba sendo menor e mais recorrente.  

Sempre ligado


A compra não tem mais horário comercial. Na Internet as portas estão abertas 24 horas por dia. De noite, de madrugada, a qualquer momento o consumidor pode encontrar o que procura e finalizar o pedido. 

As redes sociais são um refúgio, um espaço de confraternização, de opinião e, também, vitrine para qualquer negócio. 

Ainda que o consumidor não esteja procurando por algo específico, enquanto desliza os dedos sobre a tela do celular, ele pode se interessar por um produto e fazer a compra ali mesmo. 

As pessoas se acostumam com formatos mais agradáveis e confortáveis de compra e tendem a preferir as empresas que se adequem aos novos modelos.

Então mesmo que a sua empresa não dependa inteiramente da tecnologia, deve ficar de olho nos novos comportamentos para não ficar de fora.

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