Como você mede o sucesso?
Você não vai encontrar aqui outras histórias bem sucedidas para se inspirar, nem uma longa lista de métricas e indicadores de desempenho para seguir, essa não é a agenda do dia. Nós queremos, na verdade, que você saia desse conteúdo com a visão de como analisar o sucesso do seu negócio.
É preciso saber o que medir, por isso, tanto se fala em conhecer os objetivos do negócio. Vamos considerar que o principal seja a geração de valor econômico. E aí você vai precisar saber quais são as ações que fazem a sua empresa lucrar mais, como o aumento das vendas, por exemplo.
Depois você vai transformar essas ações em uma série de métricas e indicadores financeiros para saber se a empresa está tendo o resultado esperado, certo? Beleza, mas essa ainda não é a última etapa.
Você vai precisar descobrir o que está por trás do aumento ou da queda das vendas. Será a qualidade do produto ou a satisfação do cliente com o atendimento? Lembre-se que cada caso é um caso. Olhe para dentro.
Relação de causa e efeito
A sugestão é que para cada indicador financeiro que você use para medir o seu negócio, você encontre as ações que estão associadas ao resultado. Para ser real e ter validade, essa relação deve aparecer com frequência, não apenas uma vez.
E aí você vai abrindo as camadas do sucesso. Se, por exemplo, a alta satisfação do cliente com o atendimento influencia diretamente nas vendas, quais ações fazem com que o cliente fique satisfeito? Ou quem está por trás desse atendimento e como essa pessoa trabalha? Se é a qualidade do produto, por que você mudaria um ingrediente?
Conseguir fazer essa ligação entre as métricas financeiras e as métricas qualitativas do negócio é o que vai dar uma visão mais clara e verdadeira dos resultados da sua empresa.
Mas como fazer?
Na prática, com pesquisa, análises e observação. Mesmo que seja apenas uma conversa com os seus clientes no dia a dia, anote o que eles dizem. Formular e testar hipóteses ajuda muito, assim você pode ir descartando o que não se mostra consistente.
Você pode descobrir com pesquisa e cruzando os dados do seu negócio, que aqueles clientes que se mostram altamente satisfeitos com o atendimento, não são os que compram mais. Podem ser outras hipóteses, como a facilidade de compra ou a qualidade do produto.
O sucesso precisa ser sustentável
Imagine que para sobreviver a sua empresa estabeleça metas de vendas com frequência e depois de chegar lá e comemorar, continue estabelecendo metas diferentes, mudando indicadores o tempo todo. Como garantir que o seu negócio vai se manter relevante para o cliente?
Sabendo o que medir, mantendo a constância e capacidade de prever os resultados, sua empresa consegue manter o sucesso, melhorar os ganhos e fica melhor preparada para uma possível mudança no cenário.
Avalie este conteúdo
Já Calculei