Como vender usando chatbots
Já estamos ficando acostumados a resolver nossos problemas conversando com robôs nos canais de atendimento das empresas de telefonia, dos bancos e também no comércio. E ainda por cima, cada vez mais esperamos essa autonomia e liberdade.
Um estudo sobre chatbots no Brasil da Mobile Time* mostrou que a pandemia acelerou a demanda de varejistas por conversas automatizadas.
Todos vivenciamos a aceleração digital que aconteceu nos últimos anos e aprendemos a lidar com a tecnologia para as funções básicas do nosso dia a dia, como fazer compras de supermercado por aplicativos.
A tendência que vem se revelando com essa maturidade digital, é que além de aproveitar chatbots para atender melhor e a qualquer momento do dia, também é possível aumentar as vendas.
Guiar o cliente pelo funil de vendas
O grande desafio na criação de robôs é tornar a conversa tão fluida que você mal perceba que está falando com um.
Essa fluidez pode ajudar a criar conversas automatizados que integrem e guiem o cliente para concluir as etapas do funil de vendas, por exemplo:
Depois de atrair um cliente com um anúncio e fazer com que ele chegue até os canais da marca, como site, redes sociais ou WhatsApp, o chatbot pode entrar em ação e fazer com que a venda seja concluída.
Mas no caminho ele precisa aumentar o interesse, despertar o desejo de compra e, por fim, oferecer a funcionalidade de fechar a venda facilmente e sem que o cliente precise mudar de interface.
E tudo isso precisa ser feito de uma forma que encante o cliente. Proporcionando uma experiência de compra que também é a experiência do usuário com a interface e o fluxo da conversa.
Essa é uma tendência de vendas usando chatbots que vai um pouco além do uso de robôs para atendimento e suporte, como vemos hoje em maior quantidade.
Onde colocar chatbots
Hoje, de acordo com o mesmo panorama da Mobile Time, o WhatsApp é o canal com o maior número de demandas para criação de chatbots, seguido por sites.
A tendência é que as vendas pelo WhatsApp aumentem e, consequentemente, o uso de chatbots no aplicativo.
Outros canais que devem ser observados são as redes sociais, como o Instagram, que vem aumentando as funcionalidades de vendas dentro do aplicativo.
Como construir chatbots para vendas
As conversas automatizadas devem ser pensadas para melhorar a experiência do cliente e oferecer autonomia para ele no processo de compra.
Por isso, para construir um fluxo de diálogo que seja compreensível para o cliente, é preciso pensar também no seu perfil pessoal e como ele usa e interage com a tecnologia.
Para isso, existe uma série de conhecimentos que vão desde o design da conversa até a programação em si. E você pode encontrar essa ajuda com empresas especializadas na construção de chatbots.
Fonte: Pesquisa Panorama Mobile Time - Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots - Agosto de 2021
Avalie este conteúdo

Take Blip