Como vender por WhatsApp?
Antes de entrar em um novo canal de vendas é sempre bom analisar algumas características dele. Isso vale para os recursos técnicos disponíveis e para o tipo de interação que ele possibilita entre cliente e vendedor.
Hoje o WhatsApp tem duas versões. Aquela para troca de mensagens pessoais e o WhatsApp Business, uma forma de trazer a ferramenta para o mundo empresarial. É essa última versão que as empresas usam para vender.
Quais são os recursos?
Existe uma versão para pequenas empresas com funcionalidades mais simples e um perfil comercial. Comunicação com o cliente, exibição de um catálogo, respostas rápidas e automáticas, além da organização dos contatos. Recursos que não existem na versão original, para pessoas físicas.
Tipo de interação
Mas é importante lembrar que o WhatsApp, e não o Business, é um dos aplicativos mais baixados do mundo. A sua essência é o uso pessoal, aproximar as pessoas.
São conversas corriqueiras, assuntos do dia a dia. Lá estão as pessoas do círculo mais íntimo, amigos e familiares. Ocasionalmente entram também pessoas não tão próximas, mas que tem uma razão bem específica para estar ali.
Como fazer um contato de vendas?
É aí que está a questão. O destinatário do usuário do WhatsApp Business é justamente o WhatsApp pessoal do cliente. Onde estão as conversas íntimas, as questões cotidianas. Basicamente, a concentração da interação social de um ser humano do século XIX.
Por um lado, como um vendedor pode entrar nesse espaço sem irritar o cliente? Por outro, como aproveitar essa interação tão próxima que o aplicativo proporciona?
Aproveite para construir um relacionamento
Fuja da estratégia que envia mensagens aleatórias para uma lista de contatos que não tem ideia de quem é você, do que você está falando e que não esperava pela sua mensagem. O cliente precisa ser contextualizado.
O WhatsApp Business permite que você organize os contatos e crie listas de transmissão pelo momento em que estão, como: novos clientes, clientes com pedido feito, com pagamento concluído, pedido enviado, etc. Assim você consegue construir conteúdo dentro do contexto de cada fase da jornada.
Por isso é tão importante conhecer as funcionalidades e os tipos de interação. Assim você consegue aplicar estratégias personalizadas para o canal de venda ao invés de replicar táticas usadas em outros meios.
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