Como vender por WhatsApp?

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Antes de entrar em um novo canal de vendas é sempre bom analisar algumas características dele. Isso vale para os recursos técnicos disponíveis e para o tipo de interação que ele possibilita entre cliente e vendedor.

Hoje o WhatsApp tem duas versões. Aquela para troca de mensagens pessoais e o WhatsApp Business, uma forma de trazer a ferramenta para o mundo empresarial. É essa última versão que as empresas usam para vender.

Quais são os recursos?


Existe uma versão para pequenas empresas com funcionalidades mais simples e um perfil comercial. Comunicação com o cliente, exibição de um catálogo, respostas rápidas e automáticas, além da organização dos contatos. Recursos que não existem na versão original, para pessoas físicas. 

Tipo de interação


Mas é importante lembrar que o WhatsApp, e não o Business, é um dos aplicativos mais baixados do mundo. A sua essência é o uso pessoal, aproximar as pessoas. 

São conversas corriqueiras, assuntos do dia a dia. Lá estão as pessoas do círculo mais íntimo, amigos e familiares. Ocasionalmente entram também pessoas não tão próximas, mas que tem uma razão bem específica para estar ali. 

Como fazer um contato de vendas?


É aí que está a questão. O destinatário do usuário do WhatsApp Business é justamente o WhatsApp pessoal do cliente. Onde estão as conversas íntimas, as questões cotidianas. Basicamente, a concentração da interação social de um ser humano do século XIX. 

Por um lado, como um vendedor pode entrar nesse espaço sem irritar o cliente? Por outro, como aproveitar essa interação tão próxima que o aplicativo proporciona?

Aproveite para construir um relacionamento


Fuja da estratégia que envia mensagens aleatórias para uma lista de contatos que não tem ideia de quem é você, do que você está falando e que não esperava pela sua mensagem. O cliente precisa ser contextualizado.

O WhatsApp Business permite que você organize os contatos e crie listas de transmissão pelo momento em que estão, como: novos clientes, clientes com pedido feito, com pagamento concluído, pedido enviado, etc. Assim você consegue construir conteúdo dentro do contexto de cada fase da jornada.

Por isso é tão importante conhecer as funcionalidades e os tipos de interação. Assim você consegue aplicar estratégias personalizadas para o canal de venda ao invés de replicar táticas usadas em outros meios.

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