Como vender com Pix
Uma forma mais prática e rápida de receber por suas vendas é via Pix. A transferência cai na hora e pode ser feita a qualquer momento do dia, inclusive finais de semana e fora do horário comercial.
No aplicativo ou site do seu banco você vai encontrar a possibilidade de cadastrar chaves de segurança para receber pagamentos por Pix.
Para garantir maior controle das finanças da sua empresa, tenha uma conta jurídica separada da sua conta pessoal. Já falamos da importância dessa organização por aqui.
O Pix facilita transferências bancárias com o uso dessas chaves, que podem ser:
- CNPJ
- Telefone
- Chaves aleatórias: código copia e cola ou até um QR Code
Qual chave Pix usar para vender?
Identifique o formato que funciona melhor para os seus canais de venda. Lembre-se que pessoas jurídicas podem cadastrar até vinte chaves.
Se você costuma vender por WhatsApp, pode cadastrar o número usado como chave para receber pagamentos por Pix, por exemplo.
Se costuma fechar vendas por e-mail, pode utilizar o endereço de envio como chave Pix.
Se você não quiser disponibilizar seus dados, pode adicionar uma chave Pix aleatória e incluir nos meios de pagamento da sua loja virtual, por exemplo. Nesse caso é gerado um código para o cliente copiar e colar.
Estabelecimentos físicos podem utilizar a chave na versão QR Code para receber pagamentos e deixar a opção impressa visível no caixa.
É uma forma prática e moderna, mas é legal informar outra chave junto, pois o cliente pode não conseguir ler o QR Code na hora com o aparelho celular.
Para ter um código em QR Code para todas as transações, você pode simplesmente deixar o valor a pagar em branco e o cliente preenche depois. Caso seja uma cobrança específica, é só adicionar o total, gerar a imagem e mostrar para o cliente escanear.
Tem um limite de valor para receber via Pix?
O Banco Central definiu o valor de R$1 mil apenas no caso de transações entre pessoas físicas de titularidades diferentes e realizadas no período noturno, entre 20h e 06h.
Os limites diários do Pix de pessoa física para empresas não devem ultrapassar o maior limite estabelecido para transações por cartão de débito.
Isso quer dizer que seu estabelecimento vai poder receber por Pix os mesmos valores que receberia em transações com as outras formas de pagamento usuais, como os cartões.
No mais, cada instituição financeira define o seu limite para transferências via Pix, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
Como organizar os pagamentos recebidos via Pix?
As transferências realizadas via Pix vem com a identificação do nome de quem realizou a transação e o banco de origem, além do valor. Se o cliente desejar, pode incluir também uma mensagem.
Você pode pedir que o cliente compartilhe o comprovante do Pix por WhatsApp ou e-mail para agilizar o envio de um produto, por exemplo.
Pode ativar ainda as notificações do seu banco no seu celular para ser informado toda vez que uma transação for realizada.
De qualquer forma, os pagamentos que você receber pelas vendas via Pix vão constar no seu extrato bancário.
Sendo assim, você pode aproveitar o sistema de gestão financeira que já utiliza para manter sua organização em dia.
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