Como usar o WhatsApp Business

Artigo
8 min e 22 seg

A versão do aplicativo de mensagens para uso comercial traz algumas funcionalidades que podem te ajudar a atender o cliente com mais proximidade e aumentar as vendas.

Ela não é a mesma versão do aplicativo que usamos no dia a dia para uso pessoal. É preciso baixar o WhatsApp Business.

Você também vai precisar ter um número de telefone exclusivo para cada uma das versões, profissional e pessoal.

Mas, se não quiser abrir mão do seu número atual, pode levá-lo para a versão comercial.

Você também pode usar um telefone fixo, mas não poderá ser um ramal. O WhatsApp Business envia um código por mensagem de texto ou ligação para confirmar seu número.

Você também pode permitir que o WhatsApp Business agregue os contatos salvos no seu aparelho celular. Assim, o seu networking prévio não será perdido.

 

Crie seu perfil comercial

Deixe o seu perfil o mais completo possível, ele funciona como uma espécie de cartão de visita dos tempos modernos. Para isso, você pode preencher todos os campos que a ferramenta oferece:

 

Imagem de perfil

O perfil da sua empresa no WhatsApp Business pede informações simples, mas que devem ser adicionadas prezando pela boa apresentação do negócio.

Por exemplo, a imagem que você colocar vai aparecer em pelo menos três tamanhos diferentes. O primeiro contato do cliente com a sua marca é com o avatar redondo que aparece na lista de contatos.

O ideal é que a pessoa bata o olho no avatar e identifique um elemento da sua empresa, como o logotipo. Uma imagem muito genérica, como uma foto de escritório, não diz muito para o cliente.

Além disso, a imagem deve ser fácil de visualizar, sem textos longos que o cliente não vai identificar sem clicar. Mesmo porque o nome da sua empresa vai aparecer bem ao lado.

O tamanho de imagem mínimo é de 192 x 192 px, mas como a mesma imagem vai aparecer em diferentes formatos como falamos, o ideal é que seja 640 x 640 px.

 

Informações do perfil comercial

●    Nome comercial: você deve seguir adicionando o nome da sua empresa;

●    Categoria: escolha em qual a sua empresa se encaixa, como: artes e entretenimento, serviços automotivos, roupas e vestuário, educação, etc;

●    Descrição: coloque em poucas palavras o que a sua empresa oferece;

●    Endereço comercial: para quem tem uma loja física ou um consultório para atender os clientes;

●    Recado: assim como no aplicativo de uso pessoal, a sua empresa também pode deixar um recado, que pode ser o status no momento;

●    Horário de atendimento: período do dia em que a sua empresa está disponível para atender o cliente no WhatsApp;

●    E-mail;

●    Site.

 

O que tem de diferente no WhatsApp Business?

 

Catálogo de produtos e serviços

Além do perfil comercial, o aplicativo para uso comercial traz a opção de criar um catálogo para a sua empresa, onde é possível adicionar uma imagem do produto, o nome, o preço, além de uma descrição, link e o código para dar suporte à venda.

O cliente pode adicionar no carrinho e clicar em “enviar para a empresa”. Ou seja, ele consegue realizar um pedido dentro do próprio WhatsApp.

 

Ferramenta de mensagens

Essa é a funcionalidade que permite configurar mensagens automáticas para acelerar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp Business. Você pode configurar:

●    Mensagem de ausência: você pode configurar uma mensagem caso o cliente entre em contato fora do horário de atendimento;

●    Mensagem de saudação: uma mensagem padrão para dar boas-vindas ao cliente que entra em contato com seu WhatsApp Business;

●    Respostas rápidas: algumas mensagens e perguntas dos clientes se repetem e você pode usar atalhos para responder automaticamente. Por exemplo: o atalho é /horário e a resposta é o horário de atendimento da sua empresa;

●    Etiquetas: você organiza suas conversas em categorias, como “vendas realizadas”. Basta copiar uma frase da mensagem, clicar no ícone da etiqueta na barra superior e adicionar.


Se você recebe muitos contatos pelo WhatsApp e quer profissionalizar ainda mais o seu contato com o cliente pelo aplicativo, também pode utilizar ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a personalizar ainda mais o atendimento.

É possível configurar conversas inteiras via chatbot utilizando seu WhatsApp Business para melhorar a experiência do cliente.

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