Como ter uma gestão de processos?
Você já observou que no dia a dia da sua empresa existem formas de se fazer as coisas? Esses são os processos, mesmo que não tenham sido planejados e organizados.
Os processos fazem parte da rotina de um negócio. Através deles é que as coisas acontecem de forma eficiente ou não e com ou sem um resultado satisfatório.
Estudar e estruturar os processos pode ser uma maneira de ganhar produtividade, garantir a eficiência no dia a dia e até a redução de custos com impacto na lucratividade.
Percebeu o quanto os processos podem ser importantes para o sucesso do negócio?
Eles estão presentes em todas as áreas. Desde como o responsável pelo atendimento começa uma conversa no telefone até a forma como um produto é embalado para ser entregue para o cliente.
Por que padronizar processos?
Se a sua empresa analisa e desenha como será a sua operação, ela também terá uma definição das responsabilidades de cada cargo e cada indivíduo. Isso vai facilitar na organização do dia a dia dos colaboradores, no entendimento de suas funções e pode ter impacto até na motivação pessoal.
Do outro lado, o que chega para o cliente é a percepção de um serviço bem feito e de que suas necessidades foram bem atendidas.
Claro que cada caso é um caso e as empresas têm perfis e finalidades diferentes. Por isso existe também flexibilidade. O processo pode ser algo que funcionará por algum tempo e depois precisará ser revisto. Por isso a padronização não precisa ser vista como algo engessado.
Como fazer?
Na administração de empresas existem algumas metodologias para ajudar empresários a fazer a gestão dos processos da organização. Uma delas é o Ciclo PDCA, que traz justamente a possibilidade de avaliar continuamente a utilidade de um processo.
PDCA é a sigla para Plan, Do, Check e Act, que em português é: Planejar, Fazer, Checar e Agir. A ideia desse método é o aperfeiçoamento constante dos processos e pode ser aplicado na rotina da empresa.
Imagine que as atividades da sua empresa devam passar frequentemente por um controle de qualidade para entregar o melhor para o seu cliente e fazer isso da melhor maneira para o seu negócio.
A gestão de processos é uma disciplina
O Ciclo PDCA é apenas um exemplo de como pode ser feito. Ter processos padronizados na sua empresa também significa estudar a melhor forma de se fazer isso e como incluir a equipe, ou mesmo, quem serão os responsáveis por essa gestão.
Ter profissionais qualificados para a gestão de processos é uma boa maneira de começar. Não se esqueça que a empresa ganha em produtividade, eficiência, redução de custos e lucratividade quando passa a prestar mais atenção nos seus processos.
Avalie este conteúdo
Capacita MPE