Como ter uma gestão de processos?

Artigo
5 min e 24 seg

Você já observou que no dia a dia da sua empresa existem formas de se fazer as coisas? Esses são os processos, mesmo que não tenham sido planejados e organizados. 

Os processos fazem parte da rotina de um negócio. Através deles é que as coisas acontecem de forma eficiente ou não e com ou sem um resultado satisfatório.

Estudar e estruturar os processos pode ser uma maneira de ganhar produtividade, garantir a eficiência no dia a dia e até a redução de custos com impacto na lucratividade.

Percebeu o quanto os processos podem ser importantes para o sucesso do negócio?

Eles estão presentes em todas as áreas. Desde como o responsável pelo atendimento começa uma conversa no telefone até a forma como um produto é embalado para ser entregue para o cliente. 

Por que padronizar processos?


Se a sua empresa analisa e desenha como será a sua operação, ela também terá uma definição das responsabilidades de cada cargo e cada indivíduo. Isso vai facilitar na organização do dia a dia dos colaboradores, no entendimento de suas funções e pode ter impacto até na motivação pessoal. 

Do outro lado, o que chega para o cliente é a percepção de um serviço bem feito e de que suas necessidades foram bem atendidas. 

Claro que cada caso é um caso e as empresas têm perfis e finalidades diferentes. Por isso existe também flexibilidade. O processo pode ser algo que funcionará por algum tempo e depois precisará ser revisto. Por isso a padronização não precisa ser vista como algo engessado.    

Como fazer?


Na administração de empresas existem algumas metodologias para ajudar empresários a fazer a gestão dos processos da organização. Uma delas é o Ciclo PDCA, que traz justamente a possibilidade de avaliar continuamente a utilidade de um processo. 

PDCA é a sigla para Plan, Do, Check e Act, que em português é: Planejar, Fazer, Checar e Agir. A ideia desse método é o aperfeiçoamento constante dos processos e pode ser aplicado na rotina da empresa. 

Imagine que as atividades da sua empresa devam passar frequentemente por um controle de qualidade para entregar o melhor para o seu cliente e fazer isso da melhor maneira para o seu negócio.

A gestão de processos é uma disciplina


O Ciclo PDCA é apenas um exemplo de como pode ser feito. Ter processos padronizados na sua empresa também significa estudar a melhor forma de se fazer isso e como incluir a equipe, ou mesmo, quem serão os responsáveis por essa gestão.

Ter profissionais qualificados para a gestão de processos é uma boa maneira de começar. Não se esqueça que a empresa ganha em produtividade, eficiência, redução de custos e lucratividade quando passa a prestar mais atenção nos seus processos.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Quem são os profissionais que podem ajudar a padronizar os processos na sua empresa. Eles precisarão entender, mapear e avaliar com frequência os resultados.
FAÇA
Capacite a equipe para atuar com processos padronizados. Existem muitos cursos disponíveis que podem ajudar a equipe a se especializar e facilitar a implementação de uma gestão de processos eficiente no seu negócio. Com capacitação tudo é possível.
SOLUÇÃO

Capacita MPE

No Liga PJ você acessa todas as aulas gratuitamente. Para ter sucesso, donos de negócios precisam saber sobre empreendedorismo, gestão, Marketing, vendas e controles financeiros. A plataforma Capacita MPE traz mais de 200 aulas avulsas, traduzidas em Libras, para capacitar empreendedores.
Saiba mais