Como ter acesso a crédito
Já existem várias linhas de crédito disponíveis para incentivar mulheres empreendedoras. Mas você sabe qual é a melhor forma de fazer isso?
Primeiro verifique a real necessidade de pedir um empréstimo e faça um planejamento de como esse dinheiro será usado e considere também a possibilidade real de fazer o pagamento das parcelas.
Pode ser que você esteja precisando de capital de giro para manter a empresa funcionando em um período difícil ou simplesmente queira fazer melhorias para alavancar os negócios.
Hoje existem várias linhas de crédito e microcrédito pensadas para micro e pequenas empresas, e algumas, inclusive, feitas exclusivamente para apoiar mulheres empreendedoras.
Saiba o que analisar para pedir empréstimos com segurança:
Taxas
Uma das primeiras coisas que você deve considerar é a taxa de juros aplicada mensalmente sobre o valor do seu empréstimo.
Considere sempre fazer o cálculo do valor das parcelas sem os juros e depois adicione o montante com os juros para ver o que você está pagando.
Além disso, podem entrar outras taxas, encargos e impostos, o que recebe o nome de CET (Custo Efetivo Total). Muitas vezes cobradas a critério do operador. Podem ser aplicadas de uma única vez ao ano. Fique de olho nesse valor e o que está contido nele.
Prazos e parcelas
Quanto maior o prazo para o pagamento do empréstimo, maior pode ser a taxa de juros que você terá que pagar. No fim das contas, o valor do crédito acaba saindo muito mais caro se você optar por pagar em parcelas infinitas.
Por isso, se for possível, considere o menor número de parcelas, aquelas que cabem no seu orçamento. Você precisará estar com a sua gestão financeira organizada para saber o verdadeiro potencial da sua empresa de assumir um compromisso como esse.
Observando essas informações você já pode analisar as melhores opções do mercado.
- A boa notícia é que as opções de crédito costumam ter taxas reduzidas para MEI. Então, se você está pensando em começar um negócio ou já está enquadrada nessa categoria, pode conseguir um bom negócio.
- Não deixe de pesquisar também as linhas que são específicas para incentivar mulheres empreendedoras.
Bens como garantia
Essa é outra questão preocupante na hora de contratar um empréstimo. Algumas operadoras podem ser mais burocráticas e pedir um bem imóvel ou um carro para garantir o empréstimo. Nesse caso, você estará colocando o seu patrimônio na jogada.
Além disso, podem solicitar uma série de documentos ou fiador, dificultando a contratação mais rápida do empréstimo se você estiver com pressa.
Considere também essas exigências na hora de analisar a melhor condição para o seu negócio.
Formalização
Falando nos documentos necessários, se você ainda não formalizou o seu negócio, considere fazer isso para aproveitar as condições que são oferecidas para o MEI, por exemplo.
Nosso parceiro Sebrae tem um curso por WhatsApp, de apenas 2 horas, para te ajudar a entender melhor sobre o acesso ao crédito. Clique aqui.
Avalie este conteúdo
SEBRAE