Como se programar para a Black Friday

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8 min

Você inclui a Black Friday no seu planejamento? Ótimo. A ideia de pensar no evento só quando ele está chegando pode te atrapalhar a aproveitar ao máximo seus benefícios.

Já até falamos um pouco por aqui sobre as principais estratégias da Black Friday para negócios.  

Mas, independente do seu objetivo, é preciso deixar a casa arrumada para essa grande festa dos descontos. 

Prepare o atendimento

Se você está participando da Black Friday, o volume de procura pelos seus produtos e serviços deve aumentar. 

O que você precisa considerar: 

  • A estrutura atual dá conta do recado ou vai precisar de reforços?
  • O time está pronto para explicar as regras: quais são os descontos, os produtos participantes, etc?
  • Como você vai coletar dados dos clientes para cuidar do relacionamento, fidelizar?

Falando em estrutura, é preciso considerar que hoje as pessoas começam sua pesquisa por preços e descontos online. 

Navegam, navegam, até encontrar a melhor oferta para comprar na loja física ou pela Internet. 

É nessa hora que o atendimento precisa estar preparado para não perder uma oportunidade.

Uma boa estratégia é utilizar chatbots nos canais digitais, como WhatsApp, Site e nas redes sociais. O atendimento automatizado é uma frente que funciona 24 horas por dia. 

Aproveite para conferir um pouco mais sobre a venda através de chatbots por aqui. 

Abasteça ou dê vazão ao seu estoque 

Uma das principais estratégias da Black Friday é ajudar na queima de estoque parado dando descontos chamativos.

Nesse caso, a ideia não é abastecer, mas liberar espaço para as vendas de Natal e para o próximo ano. Além de estimular a venda daqueles itens que não foram tão bem ao longo do ano. 

Mas, se a estratégia for aproveitar o momento para ter um volume maior de vendas e lucratividade, é melhor preparar o estoque para vender bastante. 

Para conseguir dar descontos atraentes, pode ser um bom momento para negociar com fornecedores, já que pode ser uma compra de maiores quantidades para atender a demanda da Black Friday.  

Mas como conhecer a demanda?

Uma dica é analisar as vendas dos anos anteriores e calcular a projeção de crescimento. Você pode ver também as projeções de crescimento das vendas do mercado como um todo na Black Friday. 

A logística vai dar conta?

Na Black Friday a demanda por entregas também aumenta muito. Para quem vende online, o que é preciso considerar?

Se o prazo e valores de frete aumentam no período para poder informar ao cliente com antecedência. 

Toda a transparência é necessária. Esse é um dos pontos a deixar em evidência para o time de atendimento.

Essa é uma informação necessária também para os clientes que não estão comprando itens da Black Friday, para que não sejam surpreendidos com atrasos. 

Converse com seus parceiros de logística sobre a Black Friday, talvez seja o caso de procurar por mais fornecedores para dar conta das entregas. 

Na nossa vitrine você também encontra soluções de logística para te ajudar a dar conta das entregas. 

Divulgue com antecedência

O planejamento das ações na Black Friday traz muitos benefícios para o seu negócio, um deles é justamente a possibilidade de começar mais cedo a sua divulgação. 

O que considerar?

  • O cliente precisa saber que você vai participar, oferecer descontos e quando: no dia da Black Friday, na semana, o mês todo?
  • Anunciar também ajuda a criar demanda, mesmo que o cliente não esteja procurando, ele pode encontrar uma oportunidade nas suas ofertas;
  • Na Black Friday, a concorrência é grande, tanto nos canais físicos, quanto nos algoritmos dos canais digitais, quanto antes começar, mais chances você tem de conseguir a atenção do consumidor. 

Além da comunicação das suas promoções, precisamos relembrar que algumas informações úteis para o cliente não podem ficar de fora:

  • Informe que o prazo de entrega poderá ser maior no período;
  • Deixe claro os itens, os valores e as condições do desconto. Por causa do histórico de fraudes na Black Friday, os clientes esperam uma comunicação bem transparente das marcas;
  • Ao coletar dados do cliente, peça autorização e explique o seu uso, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

O sucesso da sua Black Friday está nos detalhes. Agora que você já tem em mente tudo o que precisa fazer, é só aproveitar o momento.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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