Como se programar para a Black Friday
Você inclui a Black Friday no seu planejamento? Ótimo. A ideia de pensar no evento só quando ele está chegando pode te atrapalhar a aproveitar ao máximo seus benefícios.
Já até falamos um pouco por aqui sobre as principais estratégias da Black Friday para negócios.
Mas, independente do seu objetivo, é preciso deixar a casa arrumada para essa grande festa dos descontos.
Prepare o atendimento
Se você está participando da Black Friday, o volume de procura pelos seus produtos e serviços deve aumentar.
O que você precisa considerar:
- A estrutura atual dá conta do recado ou vai precisar de reforços?
- O time está pronto para explicar as regras: quais são os descontos, os produtos participantes, etc?
- Como você vai coletar dados dos clientes para cuidar do relacionamento, fidelizar?
Falando em estrutura, é preciso considerar que hoje as pessoas começam sua pesquisa por preços e descontos online.
Navegam, navegam, até encontrar a melhor oferta para comprar na loja física ou pela Internet.
É nessa hora que o atendimento precisa estar preparado para não perder uma oportunidade.
Uma boa estratégia é utilizar chatbots nos canais digitais, como WhatsApp, Site e nas redes sociais. O atendimento automatizado é uma frente que funciona 24 horas por dia.
Aproveite para conferir um pouco mais sobre a venda através de chatbots por aqui.
Abasteça ou dê vazão ao seu estoque
Uma das principais estratégias da Black Friday é ajudar na queima de estoque parado dando descontos chamativos.
Nesse caso, a ideia não é abastecer, mas liberar espaço para as vendas de Natal e para o próximo ano. Além de estimular a venda daqueles itens que não foram tão bem ao longo do ano.
Mas, se a estratégia for aproveitar o momento para ter um volume maior de vendas e lucratividade, é melhor preparar o estoque para vender bastante.
Para conseguir dar descontos atraentes, pode ser um bom momento para negociar com fornecedores, já que pode ser uma compra de maiores quantidades para atender a demanda da Black Friday.
Mas como conhecer a demanda?
Uma dica é analisar as vendas dos anos anteriores e calcular a projeção de crescimento. Você pode ver também as projeções de crescimento das vendas do mercado como um todo na Black Friday.
A logística vai dar conta?
Na Black Friday a demanda por entregas também aumenta muito. Para quem vende online, o que é preciso considerar?
Se o prazo e valores de frete aumentam no período para poder informar ao cliente com antecedência.
Toda a transparência é necessária. Esse é um dos pontos a deixar em evidência para o time de atendimento.
Essa é uma informação necessária também para os clientes que não estão comprando itens da Black Friday, para que não sejam surpreendidos com atrasos.
Converse com seus parceiros de logística sobre a Black Friday, talvez seja o caso de procurar por mais fornecedores para dar conta das entregas.
Na nossa vitrine você também encontra soluções de logística para te ajudar a dar conta das entregas.
Divulgue com antecedência
O planejamento das ações na Black Friday traz muitos benefícios para o seu negócio, um deles é justamente a possibilidade de começar mais cedo a sua divulgação.
O que considerar?
- O cliente precisa saber que você vai participar, oferecer descontos e quando: no dia da Black Friday, na semana, o mês todo?
- Anunciar também ajuda a criar demanda, mesmo que o cliente não esteja procurando, ele pode encontrar uma oportunidade nas suas ofertas;
- Na Black Friday, a concorrência é grande, tanto nos canais físicos, quanto nos algoritmos dos canais digitais, quanto antes começar, mais chances você tem de conseguir a atenção do consumidor.
Além da comunicação das suas promoções, precisamos relembrar que algumas informações úteis para o cliente não podem ficar de fora:
- Informe que o prazo de entrega poderá ser maior no período;
- Deixe claro os itens, os valores e as condições do desconto. Por causa do histórico de fraudes na Black Friday, os clientes esperam uma comunicação bem transparente das marcas;
- Ao coletar dados do cliente, peça autorização e explique o seu uso, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
O sucesso da sua Black Friday está nos detalhes. Agora que você já tem em mente tudo o que precisa fazer, é só aproveitar o momento.
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