Como se organizar para uma promoção de vendas
O primeiro passo é ter o seu próprio calendário de vendas para descobrir quais são as datas que tem mais a ver com o seu negócio.
Ou talvez você possa pensar em ações de vendas mais pontuais para girar o estoque, para aumentar o movimento num momento mais difícil, para o lançamento de um novo produto ou serviço, além de outros motivos que levam a uma ação promocional.
Independente do objetivo, queremos falar sobre as medidas operacionais necessárias que devem ser consideradas antes de começar uma promoção de vendas no seu negócio.
Capacidade de entrega
Se a ideia é explorar oportunidades no calendário de vendas, tenha em mente que é preciso preparar o negócio para o que está por vir.
Quando você faz uma ação para aumentar as vendas, está mexendo na capacidade produtiva da empresa. Ou seja, precisa adequar o estoque ao tamanho da campanha promocional, bem como ter embalagens e suprimentos.
Além disso, é preciso preparar os vendedores e todo o time de atendimento ao cliente com as informações sobre a promoção.
Os canais de distribuição também devem ser preparados. Imagine que você vende através de outros parceiros ou utiliza um serviço de logística e transporte para entrega dos pedidos online. A demanda pelo seu produto e o fluxo podem aumentar repentinamente com uma promoção.
Não é raro que empresas tenham problemas de atraso na entrega e outras dificuldades em datas como a Black Friday. Por isso, é importante que um novo prazo de envio seja informado ao cliente, por exemplo.
Assim, você garante que a campanha seja um sucesso e que não cause frustrações desnecessárias ao consumidor.
Quanto posso dar de desconto?
Outro ponto bem importante: como calcular o tamanho do desconto que você pode dar em uma promoção?
Qual é o objetivo da sua promoção? O quanto você está disposto a reduzir o valor de um produto tem muito a ver com a finalidade da sua campanha. Talvez você queira incentivar a primeira compra oferecendo 10% de desconto ou deseje se desfazer de um estoque parado com uma boa redução no preço.
O importante é que você faça a precificação corretamente, isto é, deve conhecer todos os custos relacionados ao seu produto ou serviço para depois aplicar o que seria seu lucro e chegar no preço final.
Ao realizar uma promoção para incentivar a compra você acaba tirando do seu lucro. Tome cuidado apenas para não prejudicar o capital de giro da sua empresa e ficar sem dinheiro para despesas operacionais ou para renovar o estoque.
Como divulgar uma promoção
Aproveite os canais de comunicação que sua empresa já usa normalmente e planeje uma campanha para sua promoção.
Lembre-se de considerar uma data de início e fim, além de deixar claro quais são as regras para participar e obter o desconto. A transparência é fundamental para o sucesso da sua ação promocional.
Se o seu negócio é físico, pode considerar material para o ponto de venda também, como cartazes. Além de preparar os vendedores para comunicar os clientes sobre as promoções no momento da compra.
No mais, faça uma comunicação visual mais chamativa e use frases com chamadas imperativas e um tom mais urgente. As pessoas estão acostumadas a perceber esse diferencial e reconhecer que se trata de uma promoção.
Acesse também o conteúdo com nossas dicas sobre como fazer promoção de vendas.
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