Como se movimentar com o cliente?

Artigo
7 min e 36 seg

A sua empresa precisa acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. É isso o que o mercado costuma fazer. A inovação é uma consequência para quem está sempre um passo à frente. 

A verdade é que não existe um consumidor que se comporte de uma maneira específica. Basta olhar os cortes geracionais: dos Baby Boomers (a geração pós 2° guerra até meados da década de 60) até a chegada da Geração Alpha (os nascidos após 2010). 

Muita coisa mudou nesse intervalo de tempo para influenciar o comportamento dessas pessoas. 

Para simplificar: uma pessoa de 60 anos faz escolhas diferentes de consumo de alguém na casa dos 20. Mas não podemos ignorar que a tecnologia democratizou o acesso à informação. E não importa a idade, hoje todo mundo traz um celular nas mãos.

Que tipo de movimentação os consumidores andam fazendo?

Valorizando a privacidade 


As pessoas estão conscientes de que seus dados estão na internet. O que elas não querem é ver suas informações pessoais sendo compartilhadas deliberadamente entre empresas. 

Dados como nome, telefone e e-mail são comercializados em lista. Enquanto isso, os cidadãos sentem que sua privacidade está sendo invadida. Ninguém quer receber contatos comerciais do nada. Além disso, as pessoas ainda temem pela sua segurança online. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um reflexo dessa movimentação da sociedade. 

Protegendo o meio ambiente


Os consumidores estão atentos à mudança climática. Preocupados com a escassez de recursos naturais. Estão cada vez se sentindo mais responsáveis pelo planeta. 

Essas pessoas sabem o que devem fazer. Além das ações individuais, elas cobram atitudes do setor público e do setor privado.

Valorizando a sua autonomia


A tecnologia trouxe mais autonomia para consumidores. Eles pedem transporte pelo celular na hora que bem entenderem. Eles reservam uma acomodação por aplicativo. Fazem supermercado online. Usam terminais de autoatendimento. 

A interação humana tem sido cada vez mais substituída pela inteligência artificial. É possível ver o empoderamento do consumidor se materializando através das novas tecnologias.

Cancelando pessoas e marcas nas redes sociais


A cultura do cancelamento é uma das consequências do empoderamento do consumidor. Movimentos de diversas causas ganham voz nas redes sociais. Os grupos ficam mais fortes para defender suas bandeiras. E assim quem vai contra esses valores sofrem as consequências não apenas online, mas na sua vida pessoal e profissional. 

O mesmo vale para empresas. Um posicionamento errado e a reputação está em crise. Por outro lado, ficar em cima do muro também não tem sido visto com bons olhos. Marcas que  saem na frente e se posicionam sobre temas emergentes ganham a admiração do consumidor.

Usando mais tecnologia


Todo mundo usa mais tecnologia. Claro que a forma de uso também é diferente de acordo com cada geração. 


Não é só afirmar que pessoas novas têm mais facilidade. O fato é que os interesses são outros. Assim, o uso que se faz da tecnologia também varia de acordo com o perfil do consumidor. 

Tentando relaxar da tecnologia


As pessoas também se veem exaustas pela presença constante das telas. Basta observar a resposta do mercado. Cada vez mais surgem ferramentas tecnológicas para fugir da tecnologia.

Como a sua empresa pode se movimentar com o cliente?
  • Política de privacidade: as empresas precisam deixar claro suas ações para proteger os dados pessoais dos seus clientes.
  • Cuidado com o meio ambiente: seja através do uso de biodegradáveis, energias renováveis, da reciclagem ou com ações para evitar o desperdício. A questão ambiental traz muitas oportunidades de inovação para negócios.
Valorizar a autonomia: como a sua empresa pode contribuir para o empoderamento do público?
  • Cancelamentos: a sua empresa tem voz para se posicionar nas redes sociais em prol de movimentos sociais?
  • Relaxar: a sua empresa pode ajudar a desligar as notificações ou prefere bombardear o cliente com mensagens?

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