Como reajustar preço sem perder clientes?
Para aqueles que já estão no mercado há algum tempo, o ideal é que o preço cobrado pelos produtos ou serviços seja revisitado constantemente.
O preço praticado pode ficar defasado em relação ao mercado, considere inflação, reajustes de impostos, entre outros valores.
Se os custos de produção ou prestação do serviço sobem e o preço continua o mesmo, a margem de lucro vai cair.
Ao mesmo tempo, uma mudança de valores pode levar os clientes a buscar um concorrente ou mesmo deixar de comprar uma categoria de produtos.
Também é preciso considerar o posicionamento adotado e se um reajuste pode prejudicar a imagem já construída da sua empresa na mente do consumidor.
Por exemplo, muitas empresas, para praticar uma estratégia de preços mais altos, acabam renovando drasticamente a marca para trazer maior percepção de qualidade.
O contrário também pode acontecer e isso é mais problemático. Por exemplo, empresas que diminuem a qualidade de seus produtos/serviços para poderem competir com preços menores.
Qual é a melhor forma de reajustar preços sem perder clientes?
É difícil clientes que gostem de ver o aumento no preço de um item consumido com recorrência ou de um serviço usado com frequentemente.
Pode acontecer se o produto for exclusivo e ganhar mais funcionalidades pelas quais estão dispostos a pagar.
Mas, de uma forma geral, o consumidor acostumado com o preço vai sentir o aumento e pode reagir de formas diferentes, desde questionar diretamente sua empresa, até buscar outro fornecedor.
Uma dica para diminuir o impacto para a imagem do negócio, é não pegar o cliente de surpresa. Comunique o reajuste antes de efetivar a mudança no preço, com um prazo que dê margem para que o cliente possa se organizar.
Para o cliente regular, o preço é uma espécie de acordo entre vocês, por isso, avisar antes é uma forma amigável e justa de subir valores. Além dos casos em que o reajuste deve estar previsto no contrato. Fique de olho.
Você também pode ser transparente quanto ao motivo do reajuste, o cliente também será justo ao perceber a necessidade em função da inflação, do aumento no valor de insumos por alguma razão específica, regular uma demanda, melhorias, entre outros casos.
Avalie este conteúdo

Take Blip