Como o preço influencia no negócio?

Artigo
4 min

Você pode até pensar que a margem de lucro é o fator mais importante da sua estratégia de precificação, mas o preço pode desempenhar mais papéis no seu negócio do que você imagina. 

As chamadas estratégias de precificação podem ser pensadas para posicionar sua marca na mente do consumidor, atrair mais clientes e aumentar vendas. 

Posicionamento

Por exemplo, o preço pode determinar a percepção de valor que o cliente tem do seu produto ou serviço. 

Se você cobra mais caro que o concorrente, e para isso também tem custos maiores por oferecer mais benefícios e qualidade, o preço vai te ajudar a mostrar esse diferencial.

Posicionar é ocupar um espaço na mente do consumidor. Se você quer ser percebido como um serviço de alto padrão, não pode jogar os preços lá embaixo. 

O preço como âncora

Essa estratégia consiste em ter um produto de entrada, que tem o valor mais baixo para atrair clientes.

O cliente se interessa primeiro por essa oferta, mas de repente ele se depara com um produto com mais funcionalidades, apesar de ter um preço um pouco maior. Vale a pena pagar a diferença, é a conclusão dele. 

E assim o seu negócio conseguiu atrair clientes com um produto que serviu de âncora. 

A visualização do preço importa

Você provavelmente já ouviu falar da estratégia do R$1,99 ou como chamam no marketing “preço com número quebrado”. 

 

A ideia é que valores assim puxam a percepção do preço para baixo. Mesmo que o produto esteja mais perto de dois reais, ele ainda é visualizado como pertencente à casa do R$1. 

De acordo com o livro Administração de Marketing, do Philip Kotler e Kevin Keller, empresas que querem maior percepção de valor não devem usar essa tática, porque a imagem do número quebrado é de “desconto ou pechincha”. 

Mas se você pretende competir com um posicionamento de “melhor preço do mercado” ou “o mais barato”, pode aproveitar essa estratégia. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Precificar não é mesmo uma tarefa fácil. Existe muito mais estratégias do que imaginamos e elas podem ser encontradas nos livros de marketing ou passadas de geração em geração de empreendedores.
FAÇA
Você tem um mentor com experiência no assunto? Peça ajuda. caso queira seguir outro caminho, aproveite conteúdos e cursos disponíveis para te ajudar a usar o preço a favor do seu negócio.
SOLUÇÃO

eduK

Uma plataforma de ensino online focada em geração de renda. Com mais de 3.200 cursos, do básico ao avançado, em diferentes áreas: negócios, gastronomia, artesanato, beleza, empreendedorismo e muito mais, tudo para quem quer vender serviços ou produtos e começar seu próprio negócio!
Saiba mais