Como o preço influencia no negócio?

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Você pode até pensar que a margem de lucro é o fator mais importante da sua estratégia de precificação, mas o preço pode desempenhar mais papéis no seu negócio do que você imagina. 

As chamadas estratégias de precificação podem ser pensadas para posicionar sua marca na mente do consumidor, atrair mais clientes e aumentar vendas. 

Posicionamento

Por exemplo, o preço pode determinar a percepção de valor que o cliente tem do seu produto ou serviço. 

Se você cobra mais caro que o concorrente, e para isso também tem custos maiores por oferecer mais benefícios e qualidade, o preço vai te ajudar a mostrar esse diferencial.

Posicionar é ocupar um espaço na mente do consumidor. Se você quer ser percebido como um serviço de alto padrão, não pode jogar os preços lá embaixo. 

O preço como âncora

Essa estratégia consiste em ter um produto de entrada, que tem o valor mais baixo para atrair clientes.

O cliente se interessa primeiro por essa oferta, mas de repente ele se depara com um produto com mais funcionalidades, apesar de ter um preço um pouco maior. Vale a pena pagar a diferença, é a conclusão dele. 

E assim o seu negócio conseguiu atrair clientes com um produto que serviu de âncora. 

A visualização do preço importa

Você provavelmente já ouviu falar da estratégia do R$1,99 ou como chamam no marketing “preço com número quebrado”. 

 

A ideia é que valores assim puxam a percepção do preço para baixo. Mesmo que o produto esteja mais perto de dois reais, ele ainda é visualizado como pertencente à casa do R$1. 

De acordo com o livro Administração de Marketing, do Philip Kotler e Kevin Keller, empresas que querem maior percepção de valor não devem usar essa tática, porque a imagem do número quebrado é de “desconto ou pechincha”. 

Mas se você pretende competir com um posicionamento de “melhor preço do mercado” ou “o mais barato”, pode aproveitar essa estratégia. 

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