Como montar uma loja virtual
Para começar a vender online, você pode escolher entre aproveitar o espaço de um marketplace ou criar a própria loja virtual com a sua marca.
O ideal é que você foque em uma dessas estratégias para começar, porque tanto entrar no marketplace, quanto criar uma loja online própria, pede dedicação.
Vamos falar um pouco melhor sobre a segunda opção: como montar uma loja virtual. Considere que será preciso construir um site. Como isso será feito, por quem e usando quais ferramentas e recursos?
Antes de começar essas definições, nossa recomendação é que você comece planejando o que você gostaria de ter no seu site.
Com esse esboço, será mais fácil entender se uma plataforma de e-commerce atenderá suas necessidades e qual delas se encaixa no que você pretende.
Além disso, se a ideia for contratar profissionais para desenvolver seu site, esse plano pode funcionar como um guia para que eles comecem.
Para tudo isso é preciso ter sempre em mente o usuário, que é como vamos chamar o cliente quando ele estiver navegando pela sua loja.
Quais informações devem ter no site?
Uma loja virtual deve atender a algumas regras gerais, que podem ser conferidas na Lei do E-commerce. São informações essenciais como os dados de contato e localização do negócio, clareza na divulgação das ofertas e descrição dos produtos, por exemplo.
Também deve conter informações sobre como serão tratados os dados do cliente no site, o que geralmente fica na política de privacidade.
E também as informações sobre direitos e responsabilidades do consumidor e do vendedor. Funciona como uma espécie de contrato, mais conhecido como os termos de uso do site.
Além disso, você deve pensar em como mensagens no seu site vão ajudar o cliente a finalizar a compra e a engajarem com a sua marca. Os textos em destaque também precisam ser atraentes, como na página que fala sobre o negócio, a página inicial e as descrições dos produtos.
Busque inspiração acessando sites em que você costuma comprar. Antes de colocar no ar, faça testes com pessoas conhecidas, peça a elas que naveguem e façam anotações.
O visual do seu e-commerce
O ideal é que você tenha um site personalizado com sua marca, como logotipo, cores e tipografia.
Estes são os elementos que criam uma identidade para que seu negócio seja reconhecido em qualquer outro canal, como nas redes sociais. E também que represente o que você vende e dê personalidade ao seu e-commerce.
A organização visual do site também é muito importante para guiar o usuário até os produtos, depois ao carrinho de compras e finalização da transação.
Crie um site intuitivo, apenas com as imagens necessárias e com uma boa qualidade. Procure evitar distrações ou excesso de informação visual. O foco do cliente deve ser encontrar o produto, adicionar ao carrinho e comprar.
Separe os produtos por categorias para ajudar na organização
Como você disponibiliza seus produtos no site pode facilitar a vida do cliente. Por isso, a dica é escolher nomes usuais para suas categorias.
Você pode navegar por grandes lojas virtuais para entender como é feito e como elas classificam seus itens. Por exemplo, a separação entre eletrodomésticos, beleza e saúde, informática, esportivos, etc.
Se você tem uma loja virtual especializada em apenas um desses tipos, vamos supor, produtos de beleza, pode dividir as categorias por: cabelo, maquiagem, perfumaria, etc.
Quanto mais acostumadas com uma nomenclatura, mais rápido as pessoas vão identificar o que você está vendendo. Por isso, mantenha a linguagem simples.
Pense na segurança da sua loja virtual
Outro ponto importante: para comprar, o cliente irá fornecer seus dados pessoais e também de pagamento, como cartão de crédito. Por isso, o site precisa ser e parecer confiável.
A política de privacidade, como já falamos, deve ser clara e ficar acessível para que o cliente saiba o que é feito com os dados que ele informar ali.
Além disso, é preciso garantir que o site tenha um certificado de segurança funcionando e que isso seja divulgado para passar confiança ao consumidor.
O cliente também costuma reparar se o seu endereço eletrônico parece confiável e se as informações no seu site são claras.
Como ter acessos no site
Depois que sua loja virtual estiver no ar, você vai começar o trabalho de divulgação. Pode demorar para que seu site comece a ter acessos e é preciso trabalhar muito para que aconteça.
As estratégias mais comuns são: colocar o link nas redes sociais e produzir conteúdo chamando para o site com frequência. Trabalhar o posicionamento no Google, o chamado SEO. Procurar influenciadores que combinem com a marca ou uma plataforma de marketing de afiliados.
Separar um orçamento para investir em publicidade paga no Google e nas redes sociais também ajuda a aumentar o alcance, mas isso precisa ser feito com muito cuidado, estude bastante ou procure um especialista em marketing digital para otimizar suas campanhas.
As próprias ferramentas costumam disponibilizar tutoriais para ensinar a criar anúncios pagos. Existem também muitos cursos gratuitos de marketing digital na Internet e podcasts que ensinam esses temas.
Falamos bastante aqui de toda parte online da criação da sua loja virtual, mas você também deverá pensar na operação física do seu e-commerce, como a logística, a manutenção do estoque e estrutura para manter o seu site funcionando e vendendo.
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