Como montar uma loja virtual

Artigo
7 min

Para começar a vender online, você pode escolher entre aproveitar o espaço de um marketplace ou criar a própria loja virtual com a sua marca. 

O ideal é que você foque em uma dessas estratégias para começar, porque tanto entrar no marketplace, quanto criar uma loja online própria, pede dedicação.

Vamos falar um pouco melhor sobre a segunda opção: como montar uma loja virtual. Considere que será preciso construir um site. Como isso será feito, por quem e usando quais ferramentas e recursos? 

Antes de começar essas definições, nossa recomendação é que você comece planejando o que você gostaria de ter no seu site. 

Com esse esboço, será mais fácil entender se uma plataforma de e-commerce atenderá suas necessidades e qual delas se encaixa no que você pretende. 

Além disso, se a ideia for contratar profissionais para desenvolver seu site, esse plano pode funcionar como um guia para que eles comecem.

Para tudo isso é preciso ter sempre em mente o usuário, que é como vamos chamar o cliente quando ele estiver navegando pela sua loja.  

Quais informações devem ter no site?

Uma loja virtual deve atender a algumas regras gerais, que podem ser conferidas na Lei do E-commerce. São informações essenciais como os dados de contato e localização do negócio, clareza na divulgação das ofertas e descrição dos produtos, por exemplo.

Também deve conter informações sobre como serão tratados os dados do cliente no site, o que geralmente fica na política de privacidade.

E também as informações sobre direitos e responsabilidades do consumidor e do vendedor. Funciona como uma espécie de contrato, mais conhecido como os termos de uso do site.

Além disso, você deve pensar em como mensagens no seu site vão ajudar o cliente a finalizar a compra e a engajarem com a sua marca. Os textos em destaque também precisam ser atraentes, como na página que fala sobre o negócio, a página inicial e as descrições dos produtos.

Busque inspiração acessando sites em que você costuma comprar. Antes de colocar no ar, faça testes com pessoas conhecidas, peça a elas que naveguem e façam anotações.

O visual do seu e-commerce

O ideal é que você tenha um site personalizado com sua marca, como logotipo, cores e tipografia. 

Estes são os elementos que criam uma identidade para que seu negócio seja reconhecido em qualquer outro canal, como nas redes sociais. E também que represente o que você vende e dê personalidade ao seu e-commerce.

A organização visual do site também é muito importante para guiar o usuário até os produtos, depois ao carrinho de compras e finalização da transação. 

Crie um site intuitivo, apenas com as imagens necessárias e com uma boa qualidade. Procure evitar distrações ou excesso de informação visual. O foco do cliente deve ser encontrar o produto, adicionar ao carrinho e comprar.‍ 

Separe os produtos por categorias para ajudar na organização

Como você disponibiliza seus produtos no site pode facilitar a vida do cliente. Por isso, a dica é escolher nomes usuais para suas categorias. 

Você pode navegar por grandes lojas virtuais para entender como é feito e como elas classificam seus itens. Por exemplo, a separação entre eletrodomésticos, beleza e saúde, informática, esportivos, etc. 

Se você tem uma loja virtual especializada em apenas um desses tipos, vamos supor, produtos de beleza, pode dividir as categorias por: cabelo, maquiagem, perfumaria, etc. 

Quanto mais acostumadas com uma nomenclatura, mais rápido as pessoas vão identificar o que você está vendendo. Por isso, mantenha a linguagem simples.

  

Pense na segurança da sua loja virtual

Outro ponto importante: para comprar, o cliente irá fornecer seus dados pessoais e também de pagamento, como cartão de crédito. Por isso, o site precisa ser e parecer confiável. 

A política de privacidade, como já falamos, deve ser clara e ficar acessível para que o cliente saiba o que é feito com os dados que ele informar ali.

Além disso, é preciso garantir que o site tenha um certificado de segurança funcionando e que isso seja divulgado para passar confiança ao consumidor. 

O cliente também costuma reparar se o seu endereço eletrônico parece confiável e se as informações no seu site são claras.

Como ter acessos no site

Depois que sua loja virtual estiver no ar, você vai começar o trabalho de divulgação. Pode demorar para que seu site comece a ter acessos e é preciso trabalhar muito para que aconteça.

As estratégias mais comuns são: colocar o link nas redes sociais e produzir conteúdo chamando para o site com frequência. Trabalhar o posicionamento no Google, o chamado SEO. Procurar influenciadores que combinem com a marca ou uma plataforma de marketing de afiliados

Separar um orçamento para investir em publicidade paga no Google e nas redes sociais também ajuda a aumentar o alcance, mas isso precisa ser feito com muito cuidado, estude bastante ou procure um especialista em marketing digital para otimizar suas campanhas.

As próprias ferramentas costumam disponibilizar tutoriais para ensinar a criar anúncios pagos. Existem também muitos cursos gratuitos de marketing digital na Internet e podcasts que ensinam esses temas.

‍Falamos bastante aqui de toda parte online da criação da sua loja virtual, mas você também deverá pensar na operação física do seu e-commerce, como a logística, a manutenção do estoque e estrutura para manter o seu site funcionando e vendendo. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
As lojas virtuais crescem a cada ano, e este mercado fomenta o desenvolvimento de tecnologias para criação e operação de lojas virtuais cada vez mais práticas e intuitivas.
FAÇA
Busque por plataformas para montar sua loja virtual ou empresas que podem desenvolver o seu site. Considere o suporte oferecido, peça portfólio e demonstração.
SOLUÇÃO

Terra Empresas

Entre no mundo digital com o site do seu negócio. Somente com o Terra Construtor de Sites você cria um site responsivo e acompanha em tempo real quantas pessoas acessaram o seu site, além de ter domínio próprio e suporte técnico 24 horas por dia.
Saiba mais