Como montar uma boa estratégia de comunicação

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5 min e 12 seg

Você costuma planejar as ações para divulgar o seu negócio ou acaba fazendo uma coisa aqui e outra ali? 

São muitas demandas para cuidar no dia a dia e a publicidade pode não ser o seu forte. Para muita gente não é. Assim como a parte contábil ou a administração de pessoas. São conhecimentos que o empreendedor acaba tendo que assimilar um pouco, mesmo não sendo sua área de expertise.

Por isso preparamos esse texto contando um pouco sobre o que você pode fazer para se comunicar melhor com seus clientes e impulsionar as vendas. 

Na estratégia de comunicação você pode planejar o quê, como, quando e por onde vai divulgar seus produtos e serviços para o seu público. Mais ainda, você pode definir como medir o sucesso da sua divulgação. 

E esse planejamento é a melhor forma de garantir que seus esforços financeiros e de tempo não sejam desperdiçados em ações que não trazem o retorno desejado.

O quê: qual é o objetivo da divulgação?


Na sua estratégia de comunicação você precisa definir os objetivos de cada ação que você vai fazer. Por exemplo: 

  • Aumentar o conhecimento sobre a sua marca;
  • Atrair novos visitantes para o site ou clientes para a loja;
  • Realizar uma venda.

Como: quais serão as táticas?


Quais são as ações em si para chegar nos objetivos? Aqui o plano pode começar a ganhar forma. Por exemplo, para atrair novos visitantes para o site, você pode pensar em Marketing Digital, como a otimização para aparecer bem nas buscas, divulgação do link em redes sociais, entre outras.

Por onde: quais canais você pode utilizar?


Esse é o momento de definir canais. Por exemplo, na otimização do seu site você pode utilizar um blog com conteúdo relevante e palavras-chave que direcionam o cliente para a página que você quer no seu site. 

Ele faz uma busca na Internet por uma informação sobre um problema que o seu produto ou serviço resolve. Com o conteúdo, você entrega uma resposta e a solução. 

Quando: com que frequência?


No nosso exemplo anterior, a frequência seria algo como: quantos conteúdos você vai publicar em um determinado período de tempo para aumentar o número de visitantes em seu site? 

Em uma estratégia que utiliza redes sociais, a pergunta seria sobre a frequência em que você faria publicações sobre o seu site, por exemplo. 

Medindo o sucesso


Para cada um dos seus objetivos, você pode definir uma forma de medir se está dando tudo certo. E é importante planejar esse acompanhamento, porque assim você tem certeza que as métricas vão funcionar.

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