Como montar um plano de negócios

Artigo
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Esse é o documento que vai servir de bússola para a abertura do seu negócio. Ele é para você e para qualquer pessoa que se envolver com a sua ideia, sejam colaboradores, investidores ou mesmo um mentor. 

O plano vai ser fundamental se você pretende buscar capital para a sua empresa, pois vai acabar funcionando como um documento formal, com poder de vender a sua ideia para os investidores. 

O plano de negócios é o espaço para estruturar as ideias para depois tirar do papel com segurança. O mais importante é que você faça do seu jeito e aprenda durante o processo.

Vamos propor aqui algumas etapas para que você escreva o seu plano de negócios. Não existe certo ou errado, é apenas um guia para ajudar, ok? 

Como escrever um Plano de Negócios

Resumo do negócio

Apesar de ser a primeira coisa do seu plano, esta etapa pode ser a última coisa que você vai escrever. Tente resumir aqui tudo o que as outras pessoas precisam saber para conhecer e entender rapidamente a sua empresa. 

Proposta de valor

 

É a resposta para uma pergunta-chave: por que os clientes deveriam fazer negócios com você? O que difere você da concorrência? Identifique problemas do seu nicho de clientes e mostre como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver. Por exemplo: “compre sapatos confortáveis sem sair de casa”. 

Escreva sua análise de mercado

Coloque no papel o que você pesquisou de forma objetiva. Você vai precisar estudar bastante o mercado para saber onde encaixar a sua empresa e aqui vai entrar tudo o que você aprender:

  • Sobre como funciona o segmento de mercado e a sua dinâmica com fornecedores, parcerias, governos, concorrentes e consumidores;
  • Sobre quem são os principais concorrentes, como atuam, como vendem e comunicam;
  • Sobre o cliente e a necessidade de focar em nichos de mercado específicos;
  • Sobre o comportamento desse consumidor, seus interesses e valores.

Para fazer essa análise, você pode fazer o trabalho de campo, visitar estabelecimentos, conversar com pessoas experientes, com fornecedores e com futuros possíveis clientes. A internet também é um bom meio de pesquisa, mas não deve ser o único.

Produto ou serviço

O que exatamente você vai oferecer? De quebra, como você já analisou a concorrência, qual será o diferencial do seu produto ou serviço?

Marketing e vendas

Aqui você pode colocar como planeja fazer o seu produto ou serviço chegar até o seu cliente. Bem como quais canais você vai usar para vender e para comunicar. 

Por exemplo, você precisa definir se vai ter um espaço físico ou se vai atuar apenas online. O que vai ajudar a pensar como será a sua operação de vendas e a construir uma estratégia de marketing. Um espaço físico pode ter mais materiais impressos, como banners no ponto de venda. Já uma venda online pode demandar um esforço maior no ambiente digital. 

Organização da operação e gestão do negócio

Aqui você pode colocar tudo o que o seu negócio vai precisar para funcionar, como equipamentos, pessoas, ferramentas de gestão, parceiros, seja o que for. Planeje a sua operação nesta etapa.

Plano financeiro

Você pode dividir o seu planejamento financeiro em duas etapas: o cálculo de quanto a sua operação vai custar, coloque absolutamente tudo, despesas fixas e variáveis, e a projeção de vendas e entrada de recursos. Depois, você pode chegar no valor que precisa para começar e definir se vai precisar de investimento externo.

Objetivos do negócio

Defina onde o seu negócio quer chegar, pense no curto e no longo prazo. Os objetivos podem ser coisas concretas, mensuráveis e definidas em frases curtas, como: ser a loja online de sapatos mais acessada do Brasil. Assim você vai conseguir definir metas para chegar lá e alinhar com a equipe e parceiros.

Construir o seu plano de negócios deve ser uma tarefa prazerosa, é por ele que você vai aos poucos materializando as suas ideias para construir o seu legado. 

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