Como montar a logística de uma loja virtual

Artigo
8 min e 28 seg

Muitos empreendedores se encantam pela possibilidade de começar um negócio virtual e ter custos reduzidos de manutenção em comparação com lojas físicas, além de poderem alcançar um público maior de consumidores.

Mas o comércio eletrônico, apesar de ter suas vantagens, também demanda uma operação logística inteligente para evitar prejuízos e oferecer a melhor experiência de entrega para os seus compradores. 

Assim, é possível seguir algumas etapas estratégicas para garantir a melhor operação para as suas vendas online:

Organização do estoque

Antes de mais nada, é preciso garantir que os produtos sejam armazenados conforme suas características para manter a integridade e as condições de uso. Depois, é preciso pensar em como organizar os itens para que sejam encontrados rapidamente na hora de preparar os pedidos para o envio.

Para alcançar os produtos com agilidade e evitar erros na hora de enviar, você pode separar os itens por categorias e etiquetar as prateleiras, depois você também pode adotar outros critérios, como a separação por cores. Crie também o hábito de fazer o inventário do estoque regularmente, assim fica mais fácil memorizar a localização de cada item. 

Uma boa dica é trabalhar com estoque reduzido e automatizar o controle com softwares de gestão, assim você garante a reposição quando necessário, ocupa menos espaço e tem maior facilidade de manutenção. 

Embalagens


A embalagem precisa considerar várias questões:

  1. Garantir a integridade do produto em todas as etapas 
  2. Identidade visual da marca
  3. Sustentabilidade ambiental, que tem impacto na percepção do cliente
  4. Adequação aos padrões das empresas de transporte
  5. Nota fiscal e/ou declaração de conteúdo geralmente precisam ser anexadas do lado de fora da embalagem
  6. Tamanho e formato impactam no custo do frete
  7. Melhor custo benefício para a empresa e para o cliente
  8. Experiência de unboxing ou abertura da embalagem pelo cliente


Embalagens frágeis podem danificar o produto durante o transporte, exagerar na quantidade de papel e plástico não é sustentável e os consumidores estão cada vez mais atentos a isso. Ao mesmo tempo, o tamanho da embalagem, suas dimensões e o peso impactam no custo do frete para o cliente. Os operadores de logística e transporte costumam preferir embalagens com formatos tradicionais, como caixas quadradas ou retangulares, fáceis de empilhar e manusear. 

Outro fator importante é a experiência do cliente na abertura da embalagem. Você já deve ter visto influenciadores digitais fazendo o famoso unboxing de embalagens de marcas nas redes sociais. Você pode criar uma experiência sensorial com aromas, texturas, bilhetes personalizados, brindes e o que achar interessante e coerente para o seu negócio. A ideia é encantar o cliente nesta etapa.

Encontre o equilíbrio entre todas essas informações e crie a melhor experiência de entrega para o seu cliente. Quem sabe ele até não compartilha nas redes sociais e gera engajamento espontâneo para a sua marca?

 

Ofereça opções de frete

O custo do frete é uma das maiores causas de abandono de carrinhos nas lojas virtuais, por outro lado, a expansão do comércio eletrônico acelerou o crescimento do mercado logístico e as opções de fornecedores para a entrega dos seus produtos são cada vez maiores.

Essas empresas podem ter alcances diferentes por região e outras particularidades, por isso, quando você oferece mais de uma opção em sua loja, é mais fácil do cliente concluir a compra.

Opções de rastreio

Após fazer o despacho da mercadoria, a sua loja precisa oferecer transparência no rastreio, quanto mais passos o cliente puder acompanhar, melhor será a experiência dele. Você pode usar e-mails transacionais e até mensagens no celular quando autorizadas para manter o seu cliente sempre atualizado sobre o status do envio. 

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Como é a logística de uma loja virtual, como os fornecedores de logística podem agregar valor para a sua marca e contribuir com a experiência de quem compra online?
FAÇA
Cuide de todas as etapas que envolvem o envio dos pedidos da sua loja virtual, o que envolve desde a organização do estoque até a escolha dos melhores fornecedores de logística e transporte.
SOLUÇÃO

Lalamove

A Lalamove é um serviço que liga clientes corporativos a motoristas através de um aplicativo ou do site. A plataforma ajuda empresas de qualquer tamanho a realizarem entregas no mesmo dia e com rastreamento em tempo real. A solução é ideal para atender estabelecimentos comerciais de diversos setores como restaurantes, redes de varejo e comércio eletrônico em geral.
Saiba mais