Como montar a logística de uma loja virtual
Muitos empreendedores se encantam pela possibilidade de começar um negócio virtual e ter custos reduzidos de manutenção em comparação com lojas físicas, além de poderem alcançar um público maior de consumidores.
Mas o comércio eletrônico, apesar de ter suas vantagens, também demanda uma operação logística inteligente para evitar prejuízos e oferecer a melhor experiência de entrega para os seus compradores.
Assim, é possível seguir algumas etapas estratégicas para garantir a melhor operação para as suas vendas online:
Organização do estoque
Antes de mais nada, é preciso garantir que os produtos sejam armazenados conforme suas características para manter a integridade e as condições de uso. Depois, é preciso pensar em como organizar os itens para que sejam encontrados rapidamente na hora de preparar os pedidos para o envio.
Para alcançar os produtos com agilidade e evitar erros na hora de enviar, você pode separar os itens por categorias e etiquetar as prateleiras, depois você também pode adotar outros critérios, como a separação por cores. Crie também o hábito de fazer o inventário do estoque regularmente, assim fica mais fácil memorizar a localização de cada item.
Uma boa dica é trabalhar com estoque reduzido e automatizar o controle com softwares de gestão, assim você garante a reposição quando necessário, ocupa menos espaço e tem maior facilidade de manutenção.
Embalagens
A embalagem precisa considerar várias questões:
- Garantir a integridade do produto em todas as etapas
- Identidade visual da marca
- Sustentabilidade ambiental, que tem impacto na percepção do cliente
- Adequação aos padrões das empresas de transporte
- Nota fiscal e/ou declaração de conteúdo geralmente precisam ser anexadas do lado de fora da embalagem
- Tamanho e formato impactam no custo do frete
- Melhor custo benefício para a empresa e para o cliente
- Experiência de unboxing ou abertura da embalagem pelo cliente
Embalagens frágeis podem danificar o produto durante o transporte, exagerar na quantidade de papel e plástico não é sustentável e os consumidores estão cada vez mais atentos a isso. Ao mesmo tempo, o tamanho da embalagem, suas dimensões e o peso impactam no custo do frete para o cliente. Os operadores de logística e transporte costumam preferir embalagens com formatos tradicionais, como caixas quadradas ou retangulares, fáceis de empilhar e manusear.
Outro fator importante é a experiência do cliente na abertura da embalagem. Você já deve ter visto influenciadores digitais fazendo o famoso unboxing de embalagens de marcas nas redes sociais. Você pode criar uma experiência sensorial com aromas, texturas, bilhetes personalizados, brindes e o que achar interessante e coerente para o seu negócio. A ideia é encantar o cliente nesta etapa.
Encontre o equilíbrio entre todas essas informações e crie a melhor experiência de entrega para o seu cliente. Quem sabe ele até não compartilha nas redes sociais e gera engajamento espontâneo para a sua marca?
Ofereça opções de frete
O custo do frete é uma das maiores causas de abandono de carrinhos nas lojas virtuais, por outro lado, a expansão do comércio eletrônico acelerou o crescimento do mercado logístico e as opções de fornecedores para a entrega dos seus produtos são cada vez maiores.
Essas empresas podem ter alcances diferentes por região e outras particularidades, por isso, quando você oferece mais de uma opção em sua loja, é mais fácil do cliente concluir a compra.
Opções de rastreio
Após fazer o despacho da mercadoria, a sua loja precisa oferecer transparência no rastreio, quanto mais passos o cliente puder acompanhar, melhor será a experiência dele. Você pode usar e-mails transacionais e até mensagens no celular quando autorizadas para manter o seu cliente sempre atualizado sobre o status do envio.
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