Como melhorar o relacionamento interpessoal?

Artigo
6 min e 15 seg

Conviver com outras pessoas no dia a dia pode ser fácil ou difícil, e isso depende um pouco de identificação e afinidade. 

Tem a família, colegas de trabalho, vizinhos e, como se costuma dizer, lidar com cliente é complicado. Será mesmo?

Como a gente pode fazer para tornar essas relações mais saudáveis e simples, inclusive com nossos clientes?

Mesmo não tendo o poder de mudar como as outras pessoas vão agir, podemos ao menos influenciar boas reações cuidando das nossas próprias atitudes.

Com empatia

Toda vez que nos relacionamos com alguém novo, não conhecemos a história de vida dessa pessoa. Mesmo com conhecidos, podemos não saber pelo que estão passando no momento. 

A ideia é sempre ter isso em mente em qualquer encontro interpessoal. Ir devagar. Olhar com generosidade para os problemas e, para isso, precisamos nos colocar no lugar do outro. 

E se fosse comigo, como eu estaria me sentindo? 

Comunicação é tudo

Muitos desentendimentos e desencontros acontecem por falhas de comunicação. Mesmo tendo tantas opções de contato que vão além do presencial, como mensagens de texto e de áudio.

Mas essa pode ser justamente a questão. Na comunicação, independente do meio, precisamos estar presentes e atentos. 

Nas relações presenciais, por exemplo, gestos e expressões faciais dizem muito sobre nosso estado de espírito. 

O tom da nossa voz também é parte da comunicação. 

Já nas mensagens de texto, frases mal colocadas, falta de pontuação e outros elementos podem ser mal interpretados. 

Em qualquer conversa, procure ter clareza e objetividade, mas sempre prezando pelo respeito e cordialidade.

Saber ouvir 

As pessoas te procuram para desabafar quando estão com problemas? Isso é bom.

Ouvir não é apenas escutar o que o outro tem a dizer, é estar realmente presente na conversa e se esforçar para compreender. 

Além disso, saber ouvir é estar aberto. Deixar julgamentos de valor de lado e perceber quais são as reais necessidades do outro.

Você pode mostrar interesse sem ficar interrompendo a fala do outro, espere sua vez de falar e faça perguntas para entender melhor a situação.

Respeite as regras do jogo

Sim, existem regras nas relações interpessoais, mesmo que muitas delas não sejam ditas ou expressas, como:

  • Pontualidade: procure chegar sempre no horário combinado, todo mundo tem compromissos;
  • Discrição: podemos evitar fofocas e comentários indesejados que não trazem nenhum benefício para a conversa;
  • Olhe para as pessoas: é chato quando estamos falando e o outro está mexendo no celular, não é?
  • Valorize compromissos: na verdade, o ideal é que a gente prometa apenas o que consegue de fato cumprir. 

Cordialidade 

Ser cordial é tratar as pessoas com amor e isso também requer atenção. 

São pequenas coisas, como ajudar a carregar uma bolsa pesada, abrir a porta para o outro, dar bom dia, agradecer, pedir por favor e outros detalhes.

Esses pequenos gestos fazem toda a diferença no dia a dia. Assim como procurar sorrir mais nas relações, manter um tom de voz tranquilo e o respeito acima de tudo. 

Nas relações interpessoais, muitas vezes as pessoas podem se encontrar em momentos ruins. É sempre bom analisar os ânimos no momento. Pode ser melhor deixar a conversa para depois, já pensou sobre isso? 

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