Como fazer um orçamento para o cliente?

Artigo
8 min e 24 seg

O orçamento é um documento simples que deve descrever produtos, serviços, quantidade e valores. Mas a forma como a proposta comercial é apresentada tem influência direta na decisão do cliente. 

O cliente precisa encontrar a informação de preço facilmente, mas também precisa ficar interessado e entender tudo o que está incluso no valor final.

A boa notícia é que se você está enviando um orçamento para o cliente é porque ele já procurou e demonstrou interesse pelo seu produto.

Mas é preciso lembrar que o cliente provavelmente está comparando suas informações com as de outras empresas antes de decidir fechar negócio.

Por isso, o formato da proposta que você envia precisa trazer o diferencial do seu negócio.  Ao mesmo tempo, deve ser de fácil leitura, transparente e, por que não, encantar para vender?

Separamos algumas dicas de como montar um orçamento para o cliente e no final, um modelo pronto para que você possa aplicar no seu papel timbrado.  

Valorize a sua empresa com uma breve introdução

O texto inicial não precisa ser muito longo, mas é legal que você faça uma apresentação da sua empresa em poucas linhas, não mais que três.

Comece o seu orçamento como uma carta ou um e-mail, sempre personalizando com o nome do cliente e com uma mensagem agradável. 

Por exemplo, digamos que você venda artigos para festa infantil. 

“Olá, (cliente)!

Preparamos um orçamento para que sua festinha seja especial. Nossa empresa está há xx anos no mercado trazendo alegria com (tipos de produtos ou serviços oferecidos).” 

Viu? É bem simples, mas faz uma grande diferença na impressão que o cliente vai ter da sua empresa e pode contar pontos em relação aos seus concorrentes. 

Especifique o que está incluso e o preço de cada item


Agora faça a descrição dos itens e das quantidades que o cliente solicitou. E vá colocando o valor lado a lado de cada um. 

Os valores podem ser destacados visualmente, apenas aplicando uma variação de tamanho da fonte ou cor, por exemplo. 

Coloque o valor total em destaque 


Depois de listar item por item e os seus respectivos valores, chegou a hora de colocar o valor final. 

Se o pedido de orçamento for grande, pode ser que a quantidade de números atrapalhe a visualização. Por isso, é importante diferenciar o preço final do restante dos valores.Veja o nosso modelo de orçamento no final.

Dê ênfase à facilidade de pagamento


Depois do valor final vem a grande cartada: quais são as formas de pagamento que você pode oferecer para que o cliente possa fechar negócio?

Coloque, por exemplo, o valor do desconto à vista e a forma de pagamento. Além do número de parcelas sem juros que podem ser oferecidas. 

Coloque o tempo de produção ou entrega


Este é um detalhe muito importante. Pode ser que o cliente tenha pressa e você consiga entregar com agilidade.

Essa informação pode ser o diferencial para fechar o negócio. 

Coloque um prazo de validade na proposta


Como o orçamento ou proposta comercial podem valer como um documento, é importante que você coloque até quando pode oferecer esses valores e condições de pagamento para o cliente. 

Assine com o nome do responsável pela proposta


É muito importante ter o nome do vendedor ou de quem for responsável pela venda e por fechar o negócio. Assim, o cliente sabe por quem procurar em caso de dúvidas.

Termine com as informações de contato 


Tente colocar várias opções de contato para que o cliente tenha acesso facilmente a você para tirar dúvidas sobre o orçamento, como e-mail, telefones, WhatsApp, redes sociais, site da empresa, endereço físico, o que estiver disponível. 

A verdade é que as pessoas têm preferências diferentes e até facilidade para usar um outro canal de atendimento.  

Formatos de envio


Pense em um modelo que seja fácil de disponibilizar em diversos formatos. Um documento de texto, como um papel timbrado, pode tanto ser impresso para o cliente, quanto enviado por PDF por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Você pode usar ferramentas digitais fáceis de design gráfico para criar o seu papel timbrado rapidamente.

Depois, pode copiar e colar o texto do modelo de orçamento que disponibilizamos para você abaixo e personalizar com as suas informações. 

Clique aqui para baixar o modelo de orçamento

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* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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Ao pedir orçamento, o cliente está comparando diversos fatores para fechar negócio entre a sua empresa e os concorrentes. No fim do dia, ele precisa ter em mãos cada proposta para decidir.
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