Como fazer sua melhor Black Friday?

Artigo
5 min

Novembro já ficou conhecido como a época dos descontos graças às ofertas da Black Friday, juntando a expectativa de pagar menos e a proximidade com as compras de Natal, o fim do ano é a melhor temporada para o comércio. 

Mas, também é uma época competitiva para o setor, já que quase todas as lojas acabam embarcando no “mês, semana ou dia do desconto”. Você já se perguntou o que as pessoas mais buscam na Black Friday e como você pode se destacar?

Neste artigo vamos trazer um pouco do conhecimento gerado nos anos anteriores para que você possa construir sua melhor Black Friday.

Produtos mais procurados

Existem alguns produtos que não saem de moda na Black Friday, como celulares e eletrodomésticos. Os itens de informática, como notebooks, também ficam em alta nas buscas e nas vendas. São produtos com valores mais elevados e o tamanho do desconto atrai os consumidores. 

Mas nem por isso as roupas, calçados, cosméticos e acessórios ficam para trás. Na intenção de compra eles aparecem em primeiro lugar em pesquisa da Offerwise para o Google, por dois anos consecutivos. 

Outros produtos também aparecem como de maior sucesso na Black Friday, como livros, jogos, bebidas e itens de decoração. 

Mas o que os estudos revelam de fato, é que o tamanho da promoção na Black Friday é o que mais conta, isto é, os consumidores vão procurar pelo preço mais baixo, mas a qualidade também importa.  

Onde os consumidores preferem comprar na Black Friday: loja física ou virtual?

De acordo com um estudo de 2020 pela JáCotei, comprar online é 16,12% mais barato do que comprar em lojas físicas. Na Black Friday, essa diferença chegaria a 32%. Outro estudo, desta vez da IBEVAR, mostra que a inflação de produtos costuma ser maior nas lojas físicas. A pesquisa comparou, por exemplo, que o aumento do preço de um fogão, entre outubro de 2021 e janeiro de 2023, foi de 7,8% nas lojas físicas, contra 4,3% no comércio eletrônico. 

Com a busca pelo preço mais baixo e pela melhor oferta, é de se esperar que a performance do comércio eletrônico movimente bilhões de reais durante a Black Friday. Apesar do custo e tempo de entrega, da confiabilidade do site e de outros fatores serem um ponto de atenção entre os consumidores.

É por isso que a estratégia omnichannel tem sido tão aplicada por lojas virtuais: o consumidor que preferir, pode controlar melhor esses fatores comprando online, aproveitando o menor preço e retirando em um estabelecimento físico, como no ponto de venda ou em uma unidade de logística própria. É o que gigantes do varejo têm proporcionado em seus marketplaces.

Marketplace é opção para garantir a venda online

Construir um espaço online e atrair acessos é um desafio e também pode ser mais custoso para o comerciante. Para aqueles que ainda preferem não investir na construção da presença digital, os marketplaces podem ser uma boa saída. 

Aliás, gigantes como Amazon, Magazine Luíza e outros, são os que costumam liderar as vendas na Black Friday, atraindo milhares de consumidores e os lojistas já perceberam essa força. 

Um relatório da Olist de 2023 mostrou que 73% dos lojistas preferem apostar nos marketplaces para vender na Black Friday, enquanto 41,7% escolheram investir na própria loja virtual e 29,2% nas redes sociais. 

No quesito confiabilidade e entrega, com seus centros de logística bem estruturados, os marketplaces costumam levar vantagem.

Ofertas reais

Seja qual for a sua estratégia de canais para vender na Black Friday, ou mesmo que seu setor não seja o varejo, a melhor coisa a se ter em mente para o período de descontos, é que as ofertas precisam ser reais para o consumidor. 

A ideia é que realmente seja algo diferente, a mais do que o negócio costuma oferecer ao longo do ano, para que a vantagem seja perceptível e atraente aos olhos do consumidor. O que pode ser conciliado com a necessidade de esvaziar e renovar o estoque para o próximo ano.

Para serviços, é uma oportunidade de oferecer um bom cupom de desconto para que experimentem, por isso também é preciso garantir a qualidade para conquistar o cliente, oferecendo somente a quantidade de ofertas possíveis para manter o padrão. Também existem outras formas de fazer promoção, além dos descontos.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
A disputa pela visibilidade das ofertas online aumenta durante a Black Friday, seja nos canais de busca ou nas redes sociais.
FAÇA
Para ser competitivo na Black Friday, garanta que seus produtos estarão em canais de vendas estratégicos.
SOLUÇÃO

Parceiro Magalu

O Parceiro Magalu é a plataforma onde micro e pequenos empreendedores podem vender online pelo site da Magazine Luiza. Cadastre sua loja e seus produtos e a Magalu cuida das transações com os clientes e da entrega para você. Clique em “Conheça agora” para preencher o formulário de cadastro e dar os primeiros passos!
Saiba mais