Como é o fim de ano para diferentes setores?

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Cada tipo de negócio acaba vivenciando sua própria sazonalidade, com meses de bom faturamento e meses de baixo rendimento. Conhecer esses movimentos e oscilações que ocorrem durante o ano, ajuda o empreendedor a criar estratégias para driblar as épocas difíceis e aproveitar ainda mais os períodos de sucesso. 

É importante que cada dono de negócio faça seu próprio balanço para entender as características de cada mês, data comemorativa ou temporada. Mas também é fundamental conhecer os movimentos do mercado e como o consumidor se comporta em diferentes momentos.

Entre novembro, dezembro e janeiro, por exemplo, alguns setores se beneficiam mais com as vendas do Natal, o verão e alta temporada de férias, enquanto outros perdem espaço para os eventos e para os compromissos financeiros do começo do ano, como os impostos, matrículas escolares e outras obrigações.

Confira como funciona o fim do ano para alguns setores da economia e como eles podem aproveitar o conhecimento das tendências de mercado:

Eventos

Considerando os eventos de fim de ano, e não apenas o Natal e o Réveillon, mas também as confraternizações de empresas e outros grupos, os serviços que trabalham com recepções e organização de festas, bem como restaurantes e bares, encontram nessa época uma oportunidade para aumentar o faturamento e equilibrar a balança. 

Comércio varejista

Este é um setor até um pouco óbvio, considerando o aumento das buscas por presentes no fim de ano, principalmente nos segmentos de vestuário, eletrônicos, brinquedos, alimentos, bebidas, entre outros.

Além disso, traz oportunidades para os serviços que são complementares ao funcionamento do comércio, como os setores de logística, transporte, segurança e limpeza, por exemplo.

Mas é preciso aproveitar a época para equilibrar o caixa, pois os meses do começo do ano costumam ser menos movimentados para boa parte do comércio, já que as pessoas reduzem os gastos em função das contas do período, como IPTU, IPVA e outras. Além do mais, as compras do fim do ano já ocuparam o orçamento familiar.

Construção civil

Este é um setor que pode aproveitar as brechas que o fim do ano traz, como os grandes planos de construção costumam ser adiados para a volta das festividades e férias, existe a chance de aproveitar pequenas reformas, como a renovação de escritórios que vão entrar em recesso, climatização de ambientes e instalação de piscinas para o verão, por exemplo. 

Saúde

É um setor amplo, com várias áreas de atuação, algumas clínicas e consultórios podem ter queda na procura por atendimento no período de recesso e férias, enquanto atividades relacionadas a exames preventivos, como check-ups, podem ter um aumento no movimento por quem quer aproveitar o tempo livre para cuidar da saúde ou começar o próximo ano com tudo certo. 

Beleza e Estética

É um momento que as pessoas procuram esses serviços para as comemorações do fim do ano e para as férias. Assim, as clínicas de estética e os spas podem aproveitar o aumento da demanda para criar pacotes especiais, que incluem diversos tipos de serviços e aumentar o ticket médio, como tratamentos faciais e corporais. Os salões de beleza, por sua vez, podem criar promoções que incluem serviços completos de manicure, design de sobrancelhas, maquiagem, tratamentos caplares, entre outros. 

Cada negócio, ao longo do relacionamento, pode ir fazendo análises do comportamento e do perfil do seu cliente, são pessoas com ou sem filhos, quais são seus costumes no fim de ano? Gostam de viajar ou preferem ficar em casa? São perguntas importantes para desenvolver estratégias adequadas, aproveitando as oportunidades que esse período oferece.

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