Como definir preços
Colocar um número nos seus produtos e serviços é uma etapa importante demais para ser feita de forma aleatória ou no “chute”. O preço precisa levar em conta uma série de fatores, entre eles:
- Os custos e despesas do negócio
- O lucro pretendido para a saúde da empresa
- A percepção de valor pelo cliente
- Os preços praticados no mercado
Quanto custa a operação?
Tudo o que é gasto para fazer a empresa funcionar deve entrar no cálculo do preço. Afinal, o valor cobrado deve bancar todos os custos e despesas com a produção e a operação do negócio.
Você provavelmente já sabe que precisa considerar despesas básicas, como aluguel, hospedagem de sites ou taxas de marketplaces, luz, internet e outras contas, além dos custos com matéria-prima, embalagens, publicidade, combustível, impostos e outras despesas eventuais.
Talvez você não se atente ao fato de que precisa incluir também o valor do seu pró-labore, isto é, a sua remuneração, que deve ser compatível com o cargo e as funções que você realiza, mesmo que você seja um empreendedor individual.
O lucro, na precificação, pode entrar no cálculo da margem pretendida e a sua distribuição é feita de outra forma e não deve ser considerada como a remuneração pelo seu trabalho na empresa.
De quanto pode ser o lucro?
Já ouviu falar no ponto de equilíbrio? Ele é o momento em que a empresa consegue igualar os custos e as receitas. A partir daí, o que vier, é o lucro.
Ter lucratividade é o que garante o sucesso da empresa. O lucro pode ser distribuído entre os sócios, mas, para isso, é fundamental esperar até que a empresa esteja consolidada no mercado. Por enquanto, ele pode ser usado para o crescimento do negócio.
Para calcular a sua margem ou qual a porcentagem você pode incluir no preço final do seu produto ou serviço para ter lucro, é importante observar a percepção de valor do cliente, isto é, o quanto ele está disposto a pagar pelo o que você oferece e como o mercado cobra por produtos e serviços semelhantes, ou seja, o preço praticado pela concorrência.
Quanto o cliente está disposto a pagar?
A percepção de valor do consumidor é o quanto ele está disposto a pagar, o que ele considera justo. Um preço muito alto pode afastar os clientes e preços muito baixos podem gerar desconfiança. Entenda melhor como o preço influencia no negócio.
Não existe uma medida exata. Talvez essa seja a parte mais subjetiva da precificação. É possível que você vá aprendendo com o tempo e com os seus clientes, mas também pode observar o que acontece no mercado.
Quanto os concorrentes cobram?
Quando falamos em ir buscar respostas no mercado, é justamente ver qual o valor que outras empresas estão cobrando pelo mesmo produto ou serviço, ou mesmo semelhantes. Considere aspectos como a localização geográfica, a operação desses negócios e posicionamento de marca.
Faça uma pesquisa ampla, você vai perceber que as empresas podem vender os mesmos produtos ou oferecer os mesmos serviços, mas com posicionamentos diferentes. Há quem prefira focar no preço e quem coloque seus esforços na qualidade da experiência do cliente como um todo, com um custo maior de operação.
É a partir desse trabalho de análise que você vai começar a entender, de uma forma geral, onde a sua empresa se encaixa no mercado e na percepção do cliente e, finalmente, como o seu negócio vai gerar lucro.
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