Como definir os objetivos de negócio
Eles serão o seu guia e de quem estiver com você na jornada. Por isso, é importante que eles sejam simples e que estejam visíveis para todo mundo. Mas como determinar uma direção para o seu negócio?
Você pode se basear em três perguntas básicas: por quê, o quê e como.
Por quê: manifestando o propósito
Por que a sua empresa vai fazer isso? Tenha uma resposta inspiradora para essa pergunta. Que problemas a sua empresa vai resolver para o mercado, para os clientes e para a sociedade? É preciso ter um forte senso de propósito para que cada objetivo seja visto como algo que faça sentido perseguir e conquistar.
O quê: objetivos por um propósito
É nesse momento que começa a definição de: “o que vamos buscar”. Os objetivos em si. Eles é que vão apontar a direção para a conquista do propósito, a razão da empresa existir.
Uma boa dica é definir objetivos para alcançar esse propósito considerando as diferentes áreas da empresa. Assim como pensar no longo prazo, como uma visão para daqui a cinco anos, e no curto prazo, como meses, trimestres e semestres.
- Objetivos econômicos, como o lucro;
- Objetivos de expansão, como aumentar a equipe ou a gama de produtos e serviços;
- Objetivos qualitativos, como melhorar a satisfação do cliente ou o nível do atendimento.
Esses são exemplos de como elaborar objetivos, mas cada negócio tem a sua necessidade específica. A mensagem aqui é que não dá para construir o futuro de uma empresa sem um direcionamento.
Considere montar um plano de negócios que contemple também as etapas anteriores à definição dos objetivos. Aquelas que ajudam a conhecer a empresa antes mesmo que ela saia do papel.
Como: metas acessíveis e mensuráveis
Depois de conhecer seus objetivos e dividir com a sua equipe abertamente, para que todos possam saber para onde estão indo e se inspirar com o propósito por trás, está na hora de pensar nas metas.
O ideal é que para cada objetivo seja possível traçar de dois até cinco metas, no máximo. Elas devem ser quantitativas, ou seja, precisam levar até um resultado numérico, e que devem ser facilmente medidas.
Para o seu objetivo de lucro você pode estipular o aumento dos indicadores que você vai usar para acompanhar o progresso, como o ticket médio e o número de produtos vendidos, por exemplo.
Por último, você planeja as iniciativas para chegar lá e alcançar os seus resultados.
Esse é um exemplo de como adotar uma estratégia de gestão que dê direcionamento para o negócio. Se você tem interesse pelo assunto, pode pesquisar por ferramentas como OKR, que é uma metodologia ágil que define Objetivos e Resultados-Chave, muito utilizada por empresas de tecnologia.
Avalie este conteúdo
Omie - Sistema de Gestão