Como definir os objetivos de negócio

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Eles serão o seu guia e de quem estiver com você na jornada. Por isso, é importante que eles sejam simples e que estejam visíveis para todo mundo. Mas como determinar uma direção para o seu negócio?

Você pode se basear em três perguntas básicas: por quê, o quê e como.

Por quê: manifestando o propósito

Por que a sua empresa vai fazer isso? Tenha uma resposta inspiradora para essa pergunta. Que problemas a sua empresa vai resolver para o mercado, para os clientes e para a sociedade? É preciso ter um forte senso de propósito para que cada objetivo seja visto como algo que faça sentido perseguir e conquistar.

O quê: objetivos por um propósito

É nesse momento que começa a definição de: “o que vamos buscar”. Os objetivos em si. Eles é que vão apontar a direção para a conquista do propósito, a razão da empresa existir.

Uma boa dica é definir objetivos para alcançar esse propósito considerando as diferentes áreas da empresa. Assim como pensar no longo prazo, como uma visão para daqui a cinco anos, e no curto prazo, como meses, trimestres e semestres.

  • Objetivos econômicos, como o lucro;
  • Objetivos de expansão, como aumentar a equipe ou a gama de produtos e serviços; 
  • Objetivos qualitativos, como melhorar a satisfação do cliente ou o nível do atendimento.

Esses são exemplos de como elaborar objetivos, mas cada negócio tem a sua necessidade específica. A mensagem aqui é que não dá para construir o futuro de uma empresa sem um direcionamento. 

Considere montar um plano de negócios que contemple também as etapas anteriores à definição dos objetivos. Aquelas que ajudam a conhecer a empresa antes mesmo que ela saia do papel.

Como: metas acessíveis e mensuráveis 

Depois de conhecer seus objetivos e dividir com a sua equipe abertamente, para que todos possam saber para onde estão indo e se inspirar com o propósito por trás, está na hora de pensar nas metas.

O ideal é que para cada objetivo seja possível traçar de dois até cinco metas, no máximo. Elas devem ser quantitativas, ou seja, precisam levar até um resultado numérico, e que devem ser facilmente medidas. 

Para o seu objetivo de lucro você pode estipular o aumento dos indicadores que você vai usar para acompanhar o progresso, como o ticket médio e o número de produtos vendidos, por exemplo. 

Por último, você planeja as iniciativas para chegar lá e alcançar os seus resultados. 

Esse é um exemplo de como adotar uma estratégia de gestão que dê direcionamento para o negócio. Se você tem interesse pelo assunto, pode pesquisar por ferramentas como OKR, que é uma metodologia ágil que define Objetivos e Resultados-Chave, muito utilizada por empresas de tecnologia.

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