Como definir os objetivos de negócio

Artigo
3 min

Eles serão o seu guia e de quem estiver com você na jornada. Por isso, é importante que eles sejam simples e que estejam visíveis para todo mundo. Mas como determinar uma direção para o seu negócio?

Você pode se basear em três perguntas básicas: por quê, o quê e como.

Por quê: manifestando o propósito

Por que a sua empresa vai fazer isso? Tenha uma resposta inspiradora para essa pergunta. Que problemas a sua empresa vai resolver para o mercado, para os clientes e para a sociedade? É preciso ter um forte senso de propósito para que cada objetivo seja visto como algo que faça sentido perseguir e conquistar.

O quê: objetivos por um propósito

É nesse momento que começa a definição de: “o que vamos buscar”. Os objetivos em si. Eles é que vão apontar a direção para a conquista do propósito, a razão da empresa existir.

Uma boa dica é definir objetivos para alcançar esse propósito considerando as diferentes áreas da empresa. Assim como pensar no longo prazo, como uma visão para daqui a cinco anos, e no curto prazo, como meses, trimestres e semestres.

  • Objetivos econômicos, como o lucro;
  • Objetivos de expansão, como aumentar a equipe ou a gama de produtos e serviços; 
  • Objetivos qualitativos, como melhorar a satisfação do cliente ou o nível do atendimento.

Esses são exemplos de como elaborar objetivos, mas cada negócio tem a sua necessidade específica. A mensagem aqui é que não dá para construir o futuro de uma empresa sem um direcionamento. 

Considere montar um plano de negócios que contemple também as etapas anteriores à definição dos objetivos. Aquelas que ajudam a conhecer a empresa antes mesmo que ela saia do papel.

Como: metas acessíveis e mensuráveis 

Depois de conhecer seus objetivos e dividir com a sua equipe abertamente, para que todos possam saber para onde estão indo e se inspirar com o propósito por trás, está na hora de pensar nas metas.

O ideal é que para cada objetivo seja possível traçar de dois até cinco metas, no máximo. Elas devem ser quantitativas, ou seja, precisam levar até um resultado numérico, e que devem ser facilmente medidas. 

Para o seu objetivo de lucro você pode estipular o aumento dos indicadores que você vai usar para acompanhar o progresso, como o ticket médio e o número de produtos vendidos, por exemplo. 

Por último, você planeja as iniciativas para chegar lá e alcançar os seus resultados. 

Esse é um exemplo de como adotar uma estratégia de gestão que dê direcionamento para o negócio. Se você tem interesse pelo assunto, pode pesquisar por ferramentas como OKR, que é uma metodologia ágil que define Objetivos e Resultados-Chave, muito utilizada por empresas de tecnologia.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Se você não sabe aonde quer chegar com a sua empresa, como você vai medir o sucesso do seu negócio e dar um direcionamento para a sua equipe, investidores e outros stakeholders?
FAÇA
Adote uma estratégia de gestão com objetivos simples e claros, que tenham um propósito inspirador por trás e possam ser avaliados por indicadores e métricas, gerando resultados quantitativos acompanhados frequentemente.
SOLUÇÃO

Omie - Sistema de Gestão

Conheça um sistema de gestão empresarial completo e 100% online que oferece integração com o seu contador, com a SEFAZ, prefeituras de todo o país e outros aplicativos essenciais. Emita notas fiscais e ordens de serviço. Controle contratos, CRM, estoque, vendas, contas a pagar e muito mais com apenas um clique. Seja qual for o seu negócio, este programa é para você. Além de tudo isso, o sistema possui integração nativa com o Banco do Brasil para automatizar as operações diárias sem necessidade de troca de arquivos.
Saiba mais