Como criar uma estratégia de redes sociais
Já reparou que quando se fala em publicidade online, as dicas sempre acompanham a palavra estratégia? Pois é, a comunicação do seu negócio deve ser bem pensada. Sabe o porquê?
É fácil cometer erros e criar campanhas que não dizem nada sobre o seu negócio e acabam não trazendo o resultado esperado. Mas quando você tem uma estratégia de comunicação planejada, ela pode definir o sucesso da sua empresa.
Para isso você vai precisar considerar algumas coisas básicas:
Defina posicionamentos
Sempre tenha em mente que o conteúdo que você for criar para a sua marca precisa seguir uma linha e ser voltado para o seu público-alvo. Por exemplo, você pode focar na qualidade dos seus produtos ou serviços, mas também pode escolher um tema em comum com o seu público, como “pensado para quem ama esportes”. Pronto, você definiu uma linha de comunicação.
Onde fazer a divulgação
A estratégia de comunicação também deve prever os canais que você vai usar para divulgar o seu negócio, assim você já consegue saber os formatos das peças que você precisa criar. Por exemplo, você pode definir em quais redes sociais você vai encontrar o seu cliente e como vai fazer: imagens paradas, conteúdos curtos ou longos, stories, vídeos, etc.
Como divulgar
Uma estratégia de redes sociais deve prever os assuntos que tenham a ver com o seu segmento de mercado e um ritmo de publicação que leve em conta os dias da semana e horários em que as pessoas mais visualizam.
Tire um tempo para planejar seu calendário de ações e deixar as suas publicações prontas para um período de tempo, como uma semana ou até um mês. Assim você garante a frequência e a consistência da sua comunicação, o que é muito importante para uma estratégia de marketing digital.
Identidade visual
Falando em criar peças e publicações para redes sociais, é muito importante que você estabeleça a identidade visual da sua marca e depois garanta que ela seja aplicada nas comunicações da sua empresa.
Também é preciso tomar muito cuidado com o design. A maioria das plataformas usadas comercialmente, como o Facebook e o Instagram, trazem o foco para a imagem e depois para o texto, então é preciso caprichar para conseguir disputar a atenção dos clientes online.
As redes sociais cada vez mais encantam pela sequência de fotos bacanas e imagens bem feitas. Todo mundo quer um perfil harmonioso para vender seus produtos e serviços. É preciso cuidar do aspecto visual das suas postagens, construindo imagens atraentes, mas mantendo sempre a coerência com a identidade da sua marca, como paleta de cores, fontes de letras e outros padrões. O cliente deve bater o olho e saber que é uma comunicação da sua empresa.
Mas, nem todo empreendedor está em um momento ideal para contratar profissionais ou dominar sozinho as ferramentas de design gráfico. Para isso, já existem alternativas de ferramentas mais fáceis de usar no mercado. Elas trazem modelos de publicações criadas por profissionais que podem ser adaptadas para a sua marca e com o que você quer comunicar.
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