Como criar um calendário de vendas

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A ideia é organizar quais serão os esforços que a sua empresa deverá fazer, seja de comunicação nas redes sociais, ações promocionais ou mesmo de lançamento de algum produto ou serviço específico para aproveitar uma oportunidade no calendário.

Faça isso antes de começar o próximo ano, pois além de ter tempo hábil para criar ações bacanas e bem pensadas, fica mais fácil incluí-las no planejamento financeiro.  

Considere experiências anteriores para analisar quais são as datas que mais atraem clientes para o seu negócio e como aproveitar este conhecimento para potencializar as vendas nestas ocasiões. 

Mesmo que você ainda não saiba as melhores datas, tente colocar no papel quais são as comemorações que mais tem a ver com o seu negócio, coisas como o tipo de produto ou serviço oferecido e o perfil do cliente: quem é, o que ele faz e do que ele gosta.

Estas são as principais perguntas para fazer antes de começar o planejamento do seu calendário de vendas. 

Se sua marca vende artigos sociais masculinos, por exemplo, o calendário acende o alerta para possíveis ações no Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e por aí vai. 

Mas estas datas já são bastante concorridas, considere também o que a sua marca pode fazer de diferente para se destacar. 

É possível segmentar pelo perfil do consumidor, por exemplo: Dia do Advogado, Dia do Médico, Dia do Administrador e muitas outras possibilidades. 

Portanto, o planejamento do calendário de vendas deve considerar critérios, como:

  • O perfil do público;
  • O tipo de produto ou serviço;
  • A coerência do negócio com a data comemorativa;
  • O seu relatório de vendas do período anterior.

Por outro lado, é preciso prestar atenção também se o seu negócio tem afinidade com datas que não são fixas no calendário de datas comemorativas, sejam elas nacionais ou específicas de uma região ou cidade.

Pode ser um período de calor intenso, as férias escolares ou volta às aulas, entressafra ou colheita, por exemplo. E mesmo que não sejam datas comemorativas ou comerciais, podem ser importantes para o seu negócio. 

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