Como criar um ambiente seguro para mulheres no digital?

Artigo
4 min de leitura

Empreendedorismo digital, trabalho remoto e interações online estão cada vez mais comuns, com isso o tema “segurança” é uma preocupação, especialmente para mulheres. 

Pesquisas recentes mostram que 77% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de assédio, e além da proteção física, devemos criar espaço seguro para elas se expressarem. 

Neste cenário, muitas mulheres podem acabar alimentando a síndrome da impostora e passarem despercebidas, porque é ainda mais difícil de identificar certas situações remotamente. 

Vamos falar sobre a importância do Agosto Lilás e como os princípios de ESG podem ser usados para gerar mudanças positivas que impactam toda sociedade.

Agosto Lilás no contexto digital

A campanha serve para conscientizar e combater a violência contra a mulher, criada em referência à Lei Maria da Penha em agosto de 2006. 

No contexto digital, este mês recorda a importância de cuidar da integridade física, psicológica e emocional das mulheres. 

É um lembrete poderoso de que a violência contra a mulher pode assumir muitas formas, incluindo aquelas que ocorrem em espaços online.

Elas precisam de espaço onde possam ser ouvidas, respeitadas e tratadas com igualdade de gênero

ESG: princípios para um ambiente mais justo

Os pilares do ESG traduzidos para o português falam sobre boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. 

Representa um conjunto de critérios que as empresas devem seguir para serem consideradas sustentáveis e socialmente responsáveis. 

O pilar social do ESG inclui práticas que promovem a diversidade, a inclusão e a igualdade de gênero. Isso significa adotar políticas claras contra assédio e discriminação, garantir oportunidades de crescimento e desenvolvimento iguais para mulheres e homens.

Não é apenas uma questão de conformidade legal, como de responsabilidade moral para proteger empreendedoras e colaboradoras, fortalecer a reputação da empresa e construir base sólida para um futuro sustentável. 

Podemos começar com uma cultura de respeito e apoio, cuidando da saúde mental das mulheres, acolhendo espaço de fala e de relatos anônimos quando necessário.

Essa atenção influencia não somente as mulheres, mas também as famílias e a sociedade, trazendo mais segurança para todos.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Para tratar da segurança física e digital da mulher, é importante começar pela saúde mental e emocional.
FAÇA
Busque práticas e soluções que nutram o corpo e a mente de toda a família para fortalecer a saúde integral de todos.
SOLUÇÃO

Clude

No Liga PJ você aproveita 2 meses de acesso gratuito para testar a solução. Cartão digital de saúde para o colaborador e sua família. Oferece Médico 24h/7 dias na semana por telefone, WhatsApp e chat. Descontos em consultas, exames e medicamentos de até 80%. Telemedicina com Clínico Geral e principais especialidades, além de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
Saiba mais