Como calcular frete de envio
Você conhece o impacto que o frete tem na decisão de compra pela internet?
O cliente analisa tanto o custo do envio quanto o tempo de entrega previsto antes de concluir a compra.
Se as opções apresentadas não forem satisfatórias, ele simplesmente abandona o carrinho ou desiste e o seu negócio perde uma venda que poderia ter sido finalizada com sucesso.
Quais são os tipos de frete?
A opção de envio pelos Correios é provavelmente a mais conhecida pelos lojistas e pelos clientes.
E tem dois formatos que são os mais utilizados para vendas online, o PAC, mais demorado, porém mais em conta. E o Sedex, mais rápido e com um custo maior.
A maioria das plataformas de lojas virtuais oferecem a integração para que o cliente faça o cálculo automaticamente com o seu CEP e escolha a melhor opção no momento da compra, mas você também pode usar a calculadora dos Correios para calcular manualmente durante um atendimento.
Mas o que muitos empreendedores que estão começando um negócio virtual não sabem ainda é que existem cada vez mais opções de logística e transporte no mercado.
E muitas dessas empresas oferecem integração com os sites de lojas virtuais para que o cliente possa ter opção de escolha para concluir a compra.
O que você pode fazer é conhecer as opções disponíveis na sua plataforma de e-commerce.
Se você ainda não tem um site e vende utilizando outros canais, como as redes sociais, pode ir atrás das empresas que oferecem o serviço de entrega em todo o país e conhecer as condições que elas oferecem para os lojistas da sua região.
Geralmente essas plataformas oferecem calculadoras de frete em seus sites para que você também possa calcular o envio manualmente para o cliente.
O que você não pode deixar de fazer é conhecer todas as opções de envio disponíveis no mercado e oferecer variedade no frete para que o cliente tenha escolha.
Como é feito o cálculo do frete?
Para calcular o frete de envio para um cliente, você vai precisar ter algumas informações em mãos, que geralmente são:
- CEP do remetente;
- CEP do destinatário;
- Medidas do pacote, como largura, comprimento e altura;
- Peso do pacote.
Com o CEP, é feito o cálculo da distância que será percorrida para a entrega.
As medidas do pacote são importantes para que os simuladores virtuais de frete possam calcular o peso cúbico da encomenda.
As lojas virtuais costumam trabalhar com embalagens com medidas específicas que consideram o tamanho de seus produtos e até o peso usual. Assim fica mais fácil calcular o frete automaticamente nas plataformas de e-commerce.
Se você for calcular o frete manualmente para o cliente, é bom ter essas medidas em conta.
É muito importante ter o frete como um fator fundamental para concluir uma compra. Já falamos um pouco por aqui sobre o impacto da entrega na venda online.
Tenha certeza que você considerou todas as opções e tem toda a logística programada antes de começar a fazer envios para os clientes.
Avalie este conteúdo

Lalamove