Como calcular frete de envio

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6 min de leitura

Você conhece o impacto que o frete tem na decisão de compra pela internet? 

O cliente analisa tanto o custo do envio quanto o tempo de entrega previsto antes de concluir a compra. 

Se as opções apresentadas não forem satisfatórias, ele simplesmente abandona o carrinho ou desiste e o seu negócio perde uma venda que poderia ter sido finalizada com sucesso. 

Quais são os tipos de frete?


A opção de envio pelos Correios é provavelmente a mais conhecida pelos lojistas e pelos clientes. 

E tem dois formatos que são os mais utilizados para vendas online, o PAC, mais demorado, porém mais em conta. E o Sedex, mais rápido e com um custo maior. 

A maioria das plataformas de lojas virtuais oferecem a integração para que o cliente faça o cálculo automaticamente com o seu CEP e escolha a melhor opção no momento da compra, mas você também pode usar a calculadora dos Correios para calcular manualmente durante um atendimento.

Mas o que muitos empreendedores que estão começando um negócio virtual não sabem ainda é que existem cada vez mais opções de logística e transporte no mercado. 

E muitas dessas empresas oferecem integração com os sites de lojas virtuais para que o cliente possa ter opção de escolha para concluir a compra. 

O que você pode fazer é conhecer as opções disponíveis na sua plataforma de e-commerce. 

Se você ainda não tem um site e vende utilizando outros canais, como as redes sociais, pode ir atrás das empresas que oferecem o serviço de entrega em todo o país e conhecer as condições que elas oferecem para os lojistas da sua região.

Geralmente essas plataformas oferecem calculadoras de frete em seus sites para que você também possa calcular o envio manualmente para o cliente. 

O que você não pode deixar de fazer é conhecer todas as opções de envio disponíveis no mercado e oferecer variedade no frete para que o cliente tenha escolha.

Como é feito o cálculo do frete?


Para calcular o frete de envio para um cliente, você vai precisar ter algumas informações em mãos, que geralmente são:

  • CEP do remetente;
  • CEP do destinatário;
  • Medidas do pacote, como largura, comprimento e altura;
  • Peso do pacote.


Com o CEP, é feito o cálculo da distância que será percorrida para a entrega. 

As medidas do pacote são importantes para que os simuladores virtuais de frete possam calcular o peso cúbico da encomenda. 

As lojas virtuais costumam trabalhar com embalagens com medidas específicas que consideram o tamanho de seus produtos e até o peso usual. Assim fica mais fácil calcular o frete automaticamente nas plataformas de e-commerce.

Se você for calcular o frete manualmente para o cliente, é bom ter essas medidas em conta. 

É muito importante ter o frete como um fator fundamental para concluir uma compra. Já falamos um pouco por aqui sobre o impacto da entrega na venda online.

Tenha certeza que você considerou todas as opções e tem toda a logística programada antes de começar a fazer envios para os clientes. 

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