Como aproveitar os marketplaces?
Os maiores marketplaces são de marcas bastante conhecidas. Lá é possível encontrar de tudo. É como uma grande loja de departamentos que abre seu espaço para que pequenos varejistas possam ganhar visibilidade e vender mais.
Os desafios de vender online são muitos. Principalmente para aqueles que estão começando. Isso porque montar uma loja virtual significa entender a tecnologia por trás de sites que vendem. Além de investir em publicidade nos canais digitais, competindo por espaço com grandes anunciantes que gastam muito dinheiro para se destacarem.
Utilizar marketplaces é uma saída para driblar essas barreiras e aproveitar o ambiente virtual já consolidado das grandes marcas do mercado.
A contrapartida é o pagamento de uma comissão. Muitas vezes é uma porcentagem por venda realizada, outras com pagamentos mensais. Depende do modelo de negócio adotado pela plataforma que você escolher.
Mas, para saber se vale a pena para o seu negócio, entenda o que um marketplace pode oferecer:
Tecnologia
Quanto custa um bom site? Páginas intuitivas e com a busca otimizada para que os clientes encontrem os produtos que procuram com facilidade. Pensadas para levar o cliente até o carrinho e de lá para fechar negócio. Tudo isso tem muito estudo e investimento por trás e melhoria contínua para se adequar ao consumidor.
Vender através de um marketplace tem esse lado. É possível aproveitar as inovações tecnológicas para vender mais.
Ser encontrado com facilidade
Essa dica é importante na hora de cadastrar seus produtos na plataforma. Faça uma busca pela categoria para ver qual a nomenclatura que costuma ser usada no site para o seu produto ou serviço. Geralmente os termos mais buscados aparecem na caixa de pesquisa do site. Cadastre os seus itens usando esses termos.
Por exemplo, se a sua loja vende canetas. Digite a palavra lá na lupa, que costuma ficar na parte superior dos marketplaces, e veja o que aparece. Provavelmente será algo como: caneta esferográfica, caneta marca texto, caneta gel, caneta hidrográfica.
Aproveite a autoridade da marca
O principal nome que vai aparecer é a do marketplace. Como são grandes marcas, as pessoas acabam confiando um pouco mais. As lojas geralmente passam ainda por uma análise antes de serem aceitas.
O seu negócio pode conseguir mais vendas fazendo parte do ambiente de uma grande rede. Mas se o seu objetivo é focar na construção de uma marca forte, talvez o melhor caminho seja provavelmente seguir uma carreira solo.
Alcance um público bem maior
Os grandes marketplaces tem o potencial de atingir milhões de consumidores e para qualquer empresa chegar nisso precisa investir muito e trabalhar o desenvolvimento dessa base de clientes aos poucos.
Por isso que estar em um marketplace pode ser tão vantajoso. É uma economia de tempo e investimento para quem quer focar mais nas vendas e menos na construção de marca.
Aproveite outros benefícios
Alguns marketplaces oferecem a entrega. O frete é uma grande questão para fechar vendas online. Ter essa vantagem pode ser um diferencial para o seu negócio.
O atendimento ao cliente também fica por conta do marketplace, que oferece toda uma estrutura de suporte para os consumidores, geralmente com o uso de inteligência artificial, os chatbots.
Ter um ambiente para pequenos negócios hoje em dia é muito mais do que oferecer um espaço para vendas. Marketplaces estão cada vez mais preocupados com o sucesso dos seus varejistas e entenderam que o suporte deve ser mais amplo.
Você já pode encontrar plataformas que oferecem ainda cursos gratuitos, emissão de notas fiscais, controle financeiro, indicadores do seu negócio e outros tipos de suporte para o desenvolvimento do empreendedor.
Avalie este conteúdo

Parceiro Magalu