Capital financeiro é o único que importa?

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Para simplificar bem a ideia do que é capital financeiro, podemos dizer que ele é o dinheiro na conta bancária, tudo o que pode ser usado para bancar a operação da empresa. 

Podemos dizer também que o capital financeiro está dentro do capital econômico, que inclui tudo o que pode ser transformado em dinheiro, e aí já entram imóveis, carros, computadores, etc. 

Ter capital econômico é o que mantém a empresa com recursos para funcionar, mas existem outros tipos de capitais, que apesar de menos palpáveis, fazem a empresa ter mais força e valor no mercado.

Capital Social

O capital social aqui não deve ser confundido com aquele valor monetário que definimos na abertura da empresa. Ele, na verdade, pode ser pensado como os recursos que vêm quando formamos uma rede de contatos, quando fazemos parte de grupos específicos, dos laços que criamos, do networking. 

Os relacionamentos e o fato de pertencer a grupos agregam valor para o negócio e esse é o seu capital social. Ele possibilita acesso a informações valiosas que circulam entre essas redes. Pode ainda gerar conexões que criam oportunidades entre si, como indicação a clientes, contato de bons fornecedores ou parcerias comerciais.

A união faz a força: a criação de laços entre as pessoas favorece ações conjuntas que costumam ser mais poderosas. Além disso, tem uma questão de legitimação, quando você faz parte de um grupo, você carrega uma certa validação social por ser aceito por outros membros da sociedade. 

E aqui fica a sugestão: fortaleça o seu capital social.

Capital Humano

É o que carrega todo o conhecimento, habilidades interpessoais, experiências e competências técnicas dos profissionais que trabalham na empresa, mesmo que seja apenas uma pessoa à frente do negócio.

Empresas são feitas por pessoas. A força do capital humano deve ser desenvolvida e valorizada através de uma boa gestão de recursos humanos, treinamentos, oportunidades de crescimento, planos de carreira, ações para aumentar a qualidade de vida e reconhecimento.

Capital Simbólico

Capital simbólico tem a ver com a imagem construída, com prestígio e com reputação, como o título de um cargo ou um diploma. Por exemplo: o que representa ser um CEO ou ter um MBA de uma universidade conceituada? 

Um indivíduo ou uma marca que são relevantes nas redes sociais, que se colocam como especialistas em um tema, que são formadores de opinião com a capacidade de influenciar outras pessoas, construíram um capital simbólico. 

É um processo que pode ser planejado e controlado, ninguém vira CEO da noite para o dia ou constrói uma boa reputação de uma hora para outra. Já ações mal vistas podem desconstruir uma boa imagem bem rápido, o famoso “cancelamento”, que é tão atual. Portanto, cuide bem do seu capital simbólico. 

Bom, você já tem muita coisa para pensar, então vamos encerrar por aqui. Mas não se esqueça que tanto o seu capital financeiro, quanto os outros capitais menos tangíveis que falamos aqui, agregam valor para a sua empresa. 

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Que capitais eu preciso para fortalecer o meu negócio?
FAÇA
Uma empresa não se constrói apenas com capital financeiro, ou seja, dinheiro. Tampouco o seu valor é medido apenas por ele. O valor de uma empresa deve considerar o seu capital social, humano, simbólico e outros. Valorize e fortaleça também o que não pode ser tocado.
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