Capital de giro: por que é tão importante?

Artigo
3 min de leitura

Capital de giro é aquele dinheiro que você usa para manter as atividades do dia a dia do seu negócio rodando. Sem ele, é como tentar dirigir um carro sem gasolina, não vai pra frente.

Para manter o negócio funcionando mesmo que as vendas não estejam tão boas por um tempo, o capital de giro pode garantir que as operações não parem, além de ajudar no controle do fluxo de caixa.

Quando considerar usar crédito para o capital de giro?

Um exemplo clássico é quando vem a temporada de alta demanda, como Dia das Mães, Black Friday ou Natal. Nessas épocas, você precisa de mais estoque e não pode correr o risco de faltar produto para os clientes. 

 

Outra situação é quando você tem um atraso nos recebimentos, mas as contas continuam chegando. Aí o crédito ajuda a segurar a onda até as entradas de caixa normalizarem.

Existem alguns tipos de crédito para capital de giro que podem servir em diferentes momentos, você só precisa ter clareza de quanto precisa e quando conseguirá pagar sem se prejudicar.

Dicas para manter o fluxo de caixa saudável

Além de ter crédito disponível, saber administrar bem o dinheiro que entra e sai do seu negócio precisa andar junto. As dicas são:

  • Negocie prazos com fornecedores: Conseguir prazos maiores de pagamento te dá mais fôlego para rodar as operações sem estourar o caixa.

  • Evite estoque parado: Ter produtos encalhados é como ter dinheiro parado que poderia estar circulando. Tente otimizar seus pedidos para não carregar estoque em excesso.

  • Controle suas despesas: Fique de olho nas despesas fixas e variáveis, isso ajuda a identificar onde você pode economizar e evitar gastos desnecessários.

Manter o capital de giro saudável é uma das principais preocupações de qualquer empreendedor, o crédito pode ser importante quando usado de forma responsável e planejada. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Calculadora Trabalhista - Descubra o Custo Real de um Funcionário

Calculadora de Custos Trabalhistas

Resultado Detalhado:

Legislação Considerada:

  • INSS Patronal: 20% (inclui SAT)
  • FGTS: 8% sobre (salário + benefícios)
  • Férias + 1/3: 11.11%
  • 13º Salário: 8.33%
  • Contribuições: 2.7% (INCRA + SENAI + SESC)
Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Organização financeira é a base para ter o controle da sua empresa e fazer o melhor uso do capital de giro.
FAÇA
Com um sistema de gestão mais completo, você consegue otimizar operações que vão te ajudar a planejar a administração e o crescimento do seu negócio.
SOLUÇÃO

Bling

É um software de gestão de empresas que oferece controle financeiro, de vendas e de estoque, além de conta digital e emissão de notas fiscais com integração com sistemas governamentais, empresas de frete, marketplaces e lojas virtuais. Tudo em um só lugar.
Saiba mais