Boas práticas de comunicação interna
A sua empresa tem um canal de comunicação aberto com todos os colaboradores para fazer posicionamentos, contar novidades e manter todo mundo sempre na mesma página?
A comunicação com os colaboradores deve ser sempre clara, transparente e cumprir bem o seu propósito. Mas quais são as informações que toda empresa deveria compartilhar internamente?
Missão, visão e valores
Esses três conceitos muito utilizados na definição do plano de negócio também devem ser passados para o público interno. Resumidamente, a missão é o propósito da empresa, a visão é onde ela quer chegar e os valores são o conjunto de atitudes e comportamentos aceitos na organização.
Todo mundo na empresa precisa ter isso bem claro. Com a missão e a visão as pessoas poderão se sentir parte de algo e os valores vão moldando a cultura e o clima organizacional.
Comemorar os bons resultados
A comunicação interna serve para compartilhar informações relevantes da empresa com todos os que fazem parte dela. Os resultados alcançados são uma parte importante do trabalho em conjunto e ajudam a reforçar o vínculo, a valorizar o esforço de cada um e é uma forma de demonstrar confiança e respeito pelo trabalho do grupo .
Atividades e eventos
Como toda boa organização, os eventos não podem faltar. Que sejam profissionais, convidando os interessados a participarem ou mesmo as confraternizações da empresa. O convite deve ser sempre aberto. E é bom para estimular a participação de todos e também a ajudar a quebrar o gelo entre os diferentes departamentos.
Por que ter práticas de comunicação interna?
Construir a cultura da empresa
A comunicação interna é também usada para compartilhar o código de conduta da empresa. Seja através de um documento formal ou com pequenos comunicados e avisos sobre o que pode ou não ser feito. Por exemplo, no uso das áreas internas e equipamentos da empresa. Podem ser coisas práticas ou mesmo incentivar atitudes solidárias, entre outras informações que vão aos poucos moldando comportamentos.
Alinhar expectativas
Vez ou outra a empresa pode ter que comunicar seu posicionamento sobre alguma coisa. Pode ser uma situação de crise, por exemplo, e todos podem estar fazendo especulações, o que não é saudável para o clima organizacional. Por isso, a comunicação interna pode ser usada para alinhar expectativas, fazer esclarecimentos e acalmar os ânimos.
Retenção de talentos
Os colaboradores movem a empresa e precisam ter todas as informações sobre o contexto do seu trabalho. Quando a situação começa a ficar muito duvidosa, os talentos começam a ir embora pela falta de transparência.
Por outro lado, quando a empresa fala abertamente com seus colaboradores, essa honestidade passa segurança, que por sua vez é um motivador para o trabalho. Convidar a todos, por exemplo, a ajudar a empresa a sair de uma situação ruim pode gerar mais engajamento e um ciclo positivo.
Como fazer a comunicação interna?
Quando se trata de comunicação com o cliente, a empresa tem uma série de canais à disposição e pode escolher como será o atendimento: por telefone, WhatsApp, redes sociais, chatbot, e-mail, cartazes em espaços físicos e por aí vai.
E quanto aos colaboradores, os clientes internos da empresa, quais são os melhores canais para falar com eles?
Hoje existem ferramentas digitais que funcionam bem para esse propósito, ainda mais com o crescimento do trabalho remoto. Mas os meios mais tradicionais ainda podem ser bem aproveitados, como um mural à disposição de todos, envio de newsletters por e-mail ou reunir os colaboradores da empresa para dar um comunicado ao vivo.
O canal é importante e é legal aproveitar suas características para cada tipo de mensagem. Por exemplo, a newsletter pode ser a voz dos diretores todo mês, com informações sobre os resultados alcançados e um mural serve bem para comunicações mais corriqueiras, como eventos e confraternizações.
O fato é que os colaboradores devem se sentir valorizados e isso também se faz com uma boa estratégia de comunicação interna.