Autoconfiança para empreender
A autoconfiança é um ponto chave de inteligência emocional para qualquer empreendedor.
A falta de confiança pode nos fazer desistir muito rápido dos nossos objetivos. Se não ficarmos atentos, nossas inseguranças tomam o controle da situação.
O que precisamos fazer é entender de onde vem os pensamentos e sentimentos que nos travam.
Você já ouviu falar em crenças limitantes?
É de onde vem a maior parte dos nossos bloqueios. Muitos deles nos acompanham desde a infância e fizeram parte da nossa criação e crescimento.
Acabamos levando afirmações como se fossem verdades absolutas, sem pensar se elas fazem sentido de fato, por exemplo: “não sou bom em esportes”, “não sou bom com números”.
Quando de fato, pode estar faltando apenas um treinamento para desenvolver essas habilidades e, principalmente, perceber que você é capaz sim.
Trabalhe o autoconhecimento
Conheça as habilidades que você já têm e aquelas que precisa desenvolver.
O autoconhecimento vai te permitir dizer se de fato você consegue ou não realizar uma atividade ou se tem mais aptidão para uma ou outra coisa.
As limitações muitas vezes vem de dentro, mas também das vozes de outras pessoas. Até mesmo de quem nos ama e quer cuidar, nem sempre com a intenção de nos causar insegurança.
Por isso, buscar a sua própria voz antes de assumir o que pode ou não fazer, é fundamental.
Evitar a comparação
Medir a própria vida com a de outras pessoas também pode ser um impasse para a autoconfiança.
Nos tempos de redes sociais, as pessoas buscam publicar uma imagem de perfeição que nem sempre é real, nem mesmo possível.
E aí está o perigo, estamos constantemente comparando nossas vidas com idealizações. O perfeito é, muitas vezes, inventado para ganhar a sua atenção. Fuja dessa comparação impossível.
O que precisamos é olhar mais para dentro, para as nossas possibilidades. Muitas vezes, sim, podemos nos inspirar em outras pessoas, mas conhecendo bem suas histórias.
Autoconfiança não é encarar tudo
Ganhar confiança para superar ansiedades e medos têm tudo a ver com encarar as situações que nos atormentam. É preciso sair do casulo e enfrentar de frente para ir ganhando segurança aos poucos.
Empreender é uma dessas situações que precisam de coragem, assim como mudar de emprego, falar em público e muitas outras.
Mas ser confiante também nos traz a coragem para dizer não quando algo passa do limite ou quando realmente não sabemos fazer alguma coisa.
O fato é que não precisamos aceitar todos os desafios, o ideal é medir cada um deles e entender se vale a pena ou não.
Por que é tão importante ter autoconfiança para empreender?
A autoconfiança é importante em qualquer trabalho. Mas o empreendedor precisa lidar com o medo de fracassar constantemente e, muitas vezes, sem ter com quem dividir as responsabilidades.
Uma das maiores características de empreendedores bem sucedidos é a perseverança. A capacidade de continuar apesar das dificuldades, enfrentando seus medos.
Para isso, é preciso confiar nas próprias habilidades e também ter autocompaixão. Abraçar a si mesmo, se libertar do perfeccionismo e das cobranças em excesso.
Avalie este conteúdo

eduK