Atendimento personalizado
É focar nas necessidades individuais de cada cliente e fazer com que ele se sinta especial. É diferente de um atendimento que usa mensagens padronizadas e generalizadas, por exemplo.
O atendimento personalizado busca entender as características individuais de cada cliente ou de um grupo de pessoas para desenvolver a melhor estratégia para se comunicar e entregar o que esse consumidor precisa.
As chances de fazer um bom atendimento e deixar alguém satisfeito é maior quando você toma um tempo para compreender o que essa pessoa está buscando e porque procurou justamente o seu negócio.
Como muitos estão dizendo por aí, essa é a era do empoderamento do cliente, concorda? Os consumidores já possuem acesso a toda informação que precisam sobre produtos ou serviços na internet e podem fechar negócio sem nenhuma interação humana. Totalmente autônomos. Geralmente entram em contato com uma empresa porque querem ver algum diferencial. É aí que entra a personalização do atendimento.
Nos primeiros contatos
Tente entender um pouco mais sobre o perfil e as necessidades desse cliente. Coisas como quem influencia na compra, o que ele costuma comprar, o que gosta e o que não gosta. Perceba também se é uma pessoa que toma decisões rapidamente ou se costuma pensar mais. Como prefere que a sua empresa entre em contato, se por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Procure personalizar também os documentos que você vai enviar para este cliente, como orçamentos e ordens de pedido. Seja amigável nas mensagens e mostre que você entendeu o que o cliente busca.
No pós-venda
O atendimento personalizado deve continuar após a compra. É preciso entender o que o cliente achou da experiência, mostrar para que a opinião dele é valorizada e que ele pode participar da construção de produtos e serviços melhores.
É preciso cuidar também do sucesso do cliente. Como ele está usando a compra e como pode aproveitar ainda mais. Mostre que ele não está sozinho. Além disso, procure conhecer os hábitos de compra dos clientes para saber o momento certo de oferecer o que eles precisam e incentivar a recompra.
Avalie este conteúdo
Agendaboa