Atendimento ao cliente por WhatsApp
O aplicativo se tornou uma poderosa ferramenta para conectar seu negócio aos clientes de uma forma mais rápida.
Apesar de ser uma comunicação assíncrona, como um e-mail, o WhatsApp traz uma agilidade maior que outros canais de mensagem escrita.
E quanto ao envio de mensagens por áudio? Essa é uma questão que precisa ser tratada com cuidado.
Não é todo mundo que é receptivo a receber mensagens de voz, em boa parte das vezes, elas são mais práticas para quem está enviando do que para quem vai ouvir.
Por isso, essa pode ser a primeira dica: espere o seu cliente mostrar a preferência por mensagens de áudio ao longo da conversa antes de ir falando.
Como responder um cliente?
A melhor forma de utilizar o WhatsApp com atendimento receptivo e para suporte no pós-vendas também.
O cliente pode entrar em contato diretamente se tiver o número do seu WhatsApp disponível e, a partir daí, você pode começar o atendimento.
Pergunte o nome do cliente e dê continuidade ao atendimento. Você pode fazer coisas interessantes com as mensagens automatizadas.
Para que servem as mensagens automáticas?
Os chatbots no WhatsApp facilitam e muito o atendimento, pois o cliente ainda pode obter informações práticas mesmo fora do horário comercial com mensagens automatizadas.
Além disso, quando o cliente entra em contato pelo WhatsApp, a mensagem automática pode direcionar o assunto e otimizar o atendimento.
Por exemplo, digite 1 se você quer falar com o financeiro ou 2 para falar com o time de vendas.
Também existe a possibilidade de colher algumas informações previamente para garantir um atendimento personalizado. Por exemplo, uma mensagem de boas vindas que pede o nome do cliente e o motivo do contato.
Assim você já pode responder de uma forma mais próxima, tratando o cliente pelo nome e antecipando suas dúvidas.
Como programar mensagens automáticas?
Dentro das ferramentas do WhatsApp Business, a versão do aplicativo para empresas, é possível configurar mensagens de saudação, mensagens de ausência e respostas rápidas, elas utilizam atalhos curtos para enviar textos padronizados maiores.
Mas também existem ferramentas pagas no mercado que você pode utilizar para criar soluções mais robustas para o seu atendimento via WhatsApp.
Etiquetas do WhatsApp Business
Nas ferramentas comerciais do aplicativo você também encontra a possibilidade de colocar os clientes em determinadas categorias, isto é, “etiquetar”.
Por exemplo, você pode definir etapas de funil para classificar em que momento esse cliente está: interessado, em negociação, finalizado, etc.
Entrar em contato com o cliente pelo WhatsApp
Antes de entrar em contato com o cliente pelo aplicativo, tenha em mente que o WhatsApp é um canal que traz mais proximidade, mas também pode ser mais intrusivo.
É preciso prestar atenção no horário e, principalmente, se o cliente concordou previamente em ser abordado por WhatsApp.
Essa é uma opção que você pode oferecer quando estiver captando o lead ou a oportunidade. Pergunte se a pessoa prefere contato por telefone, e-mail ou WhatsApp. Assim você garante um bom atendimento logo de cara.
Convide clientes a entrarem na sua lista de transmissão
Se você quer aproveitar o canal para enviar novidades e promoções da sua empresa, é uma ótima oportunidade.
Mas existe uma maneira interessante de fazer isso ao invés de encaminhar para todos os contatos. Você pode criar uma lista de transmissão e convidar as pessoas a participarem.
Para isso, você precisa ter o contato salvo no celular e ele também. Então é preciso pedir que sua empresa também seja adicionada aos contatos do cliente.
É uma forma de não enviar spam e garantir que só pessoas realmente interessadas vão receber as suas mensagens. É uma boa pedida para manter consumidores engajados e estimular a recompra.
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