Aprendizados ao fim de um semestre

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As marcações de tempo são importantes para os negócios, elas são a chance de parar e avaliar resultados. É o caso de um balanço financeiro ou balanço das vendas de um determinado período, principalmente quando há um planejamento esperando para entender se os objetivos foram alcançados e se o resultado foi positivo ou negativo. 

Dentro desses seis meses existe um acumulado significativo de experiências e dados para entender padrões do negócio. Exemplo: o comportamento das vendas de janeiro a junho pode guiar a estratégia para os meses restantes do ano. 

Como você cuida das informações de um semestre?

Aprender com a análise semestral é uma atividade que exige também certa disciplina no dia a dia, pois é preciso ter comprometimento com as informações geradas. Para o balanço financeiro, por exemplo, você faz anotações de caixa, guarda extratos, notas e recibos? 

Digitalização gera conhecimento

Outra opção é apostar na digitalização do negócio para ter uma fonte de dados mais confiável e otimizada, sem precisar se perder em meio aos papéis. Um software de gestão vai juntar todas as suas vendas do período, transformar em um relatório e também enviar informações direto para a contabilidade, por exemplo. Uma agenda online pode mostrar quantos clientes foram atendidos no período. Uma ferramenta de CRM pode agrupar seus clientes de acordo com a interação e dizer quem comprou e quem ainda pode comprar.

Ouvir o cliente

Outro tipo de aprendizado possível é através da visão do outro, fazendo pesquisa de satisfação. Após seis meses sendo atendido pela sua empresa, o que será que o cliente tem a dizer sobre o serviço? Com certeza, a impressão dele será diferente de quando ele te contratou pela primeira vez. Além disso, você dá a percepção de continuidade, de cuidado com o relacionamento.  

Aprendizado para os próximos anos

Quando pensamos no planejamento de um negócio, o longo prazo é importante. O histórico da sua empresa guarda ensinamentos valiosos. O que acontece de janeiro a junho, ano a ano, pode ter a ver com um comportamento sazonal do mercado. Por exemplo, suas vendas podem ser boas ou ruins em fevereiro por causa do Carnaval e o mês de maio pode ser bom em função do Dia das Mães. É assim que você tem material para um planejamento mais assertivo. 

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