Abrir um negócio físico ou online?
As lojas virtuais podem dar uma impressão muitas vezes incorreta de que é mais fácil e menos custoso abrir uma empresa que seja inteiramente digital. Enquanto os estabelecimentos físicos parecem estar ficando para trás. Será que é isso mesmo?
Cada um dos modelos tem suas vantagens se planejados com cuidado. Quer dizer, se você fizer o trabalho de pesquisa, análise de mercado e montar o seu plano de negócio, você tem mais chance de fazer escolhas melhores.
Negócios físicos ou virtuais
Qualquer estratégia de marketing para abertura de empresas se depara com o conceito dos 4ps: praça, preço, produto e promoção. Esses são considerados há muito tempo os pilares do marketing tradicional, o Mix de Marketing, onde “praça” seria justamente os canais de distribuição ou onde o cliente pode encontrar o seu produto ou serviço.
Esse conceito de 1950 tem sido adaptado à nova realidade de comércio eletrônico, mas quando surgiu dizia respeito, principalmente, ao local onde uma empresa ia se estabelecer para ficar disponível ao maior número de clientes, considerando a quantidade de pessoas que circulam pelo local, entre outros fatores.
E é isso o que você deve considerar antes de montar um negócio físico. Você precisa estar onde o seu cliente está. Para muitos negócios é um local de grande circulação de pessoas, como um Shopping. Para outros, o foco pode ser uma localidade específica, como um mercado de bairro.
A localização e o tamanho do espaço vão influenciar nas despesas fixas do negócio, como aluguel e outras contas. Mas se for escolhida corretamente, pode ter muito sucesso e demandar um custo menor com publicidade, por exemplo.
Esse é um dos grandes equívocos dos empreendedores que acreditam ser mais fácil montar um negócio online. No físico, os clientes podem vir até você, no virtual, você precisa de um esforço maior de comunicação para fazer o seu produto ou serviço chegar até o cliente.
Além disso, lojas virtuais também precisam pensar na localização do estoque, apesar de ter menores custos com a operação e precisar de espaços menores ou mesmo ter menos gastos com manutenção.
Principais diferenças de cada um
- Um espaço físico demanda também os gastos iniciais com projeto arquitetônico. Já o comércio eletrônico precisa de um site atraente que foque na experiência e segurança do usuário. Veja como montar uma loja virtual
- No físico, geralmente existe um horário de funcionamento, enquanto uma loja online fica aberta 24 horas por dia
- No físico as pessoas podem experimentar, o que pode ser um diferencial dependendo do tipo de produto, no online as informações, como medidas e tamanhos, além de imagens bem produzidas, devem estar o mais completas possíveis
- Os negócios online, pela sua natureza, tem mais facilidade em trabalhar com dados para fazer a gestão do relacionamento com os clientes e aumentar as vendas, essa ainda é uma barreira no físico
Experiência multicanal
Temos visto cada vez mais empresas físicas entrando no ambiente digital. Essa estratégia tem sido chamada de omnichannel (ou multicanal). O cliente pode comprar online e retirar na loja física, por exemplo.
Os consumidores são atendidos nos espaços físicos, mas também em diversos canais online, como redes sociais, Whatsapp, e-mail e telefone.
Esse movimento leva os grandes varejistas a dominarem cada vez mais os espaços no ambiente online, com maior acesso à logística e frete barato, por exemplo. O que dificulta um pouco a vida dos pequenos empreendedores.
Dicas para pequenos negócios
Uma boa estratégia para conquistar espaço no mercado digital, mesmo com a disputa acirrada, é focar em nichos, desenvolvendo uma estratégia online que foque em públicos bem específicos.
Existe também a opção de vender em marketplaces, que é o que muitos gigantes do varejo se tornaram, inclusive. Você oferece seus produtos dentro da plataforma deles, pagando uma taxa por venda.
Esperamos que essas informações tenham ajudado você a fazer boas análises para o seu negócio. Não deixe de considerar a natureza dos seus produtos ou serviços e a relação dos consumidores com o seu segmento de mercado.
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