A gestão do seu negócio deve começar pelo planejamento

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É um erro comum de muitos empreendedores ter as melhores ideias, mas não planejar direito como elas serão executadas.

Sempre que a pauta for organizar ou reorganizar a gestão do seu negócio, tente começar pelo planejamento.

Organize-se com um plano de negócios

Este documento vai reunir desde as informações mais básicas sobre o seu produto ou serviço, até as características mais aprofundadas sobre o mercado de atuação.

No final, o plano de negócios deve ser capaz de dar uma visão detalhada sobre o cenário do seu negócio para investidores, sócios, entre outros interessados.

Depois de pronto, ele deve guiar todos os próximos passos da sua empresa. Quanto mais a sua gestão for coerente com o seu planejamento, melhor será o resultado.  

Quais as principais informações de um plano de negócio:

  • Breve descrição, por exemplo, como surgiu a ideia, localização, etc.
  • Análise sobre o mercado de atuação, incluindo concorrentes e público-alvo;
  • Quais são os diferencias do produto ou serviço;
  • Principais fornecedores, é um risco depender de um só;
  • Questões operacionais para o funcionamento do negócio;
  • Objetivos para o futuro e as estratégias para alcançá-los.

Depois de organizar as ideias montando um bom plano de negócios, é hora de começar a pensar a gestão da sua empresa no dia a dia

Escolha ferramentas para te ajudar na gestão

Um passeio rápido pelo Google e você encontra uma série de softwares que podem ajudar a cuidar da gestão financeira, de vendas, da carteira de clientes, de pessoal ou seja qual for a sua necessidade.

As ferramentas de gestão financeira, por exemplo, são pensadas para facilitar o gerenciamento de empresas através de integrações com sistemas de emissão de notas fiscais do governo, o envio de documentos de forma simplificada para contadores, ajudar no controle do fluxo de caixa e das contas a pagar, controle de estoque e muito mais.  

Os softwares de recursos humanos podem ajudar a cuidar de todo o processo burocrático na contratação e gestão de colaboradores, folhas de pagamento, impostos, cálculo de férias, entre outras questões.

Os recursos de CRM, para gestão de relacionamento com o cliente, muitas vezes presentes também em softwares de gestão mais completos, ajudam a cuidar dos leads, captando e organizando os contatos para que possam ser trabalhados futuramente.

Investir em automatização de processos reduz o risco de inconsistências e erros na gestão da sua empresa. Aumenta a produtividade e ajuda o empreendedor a focar no crescimento.

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