A gestão do seu negócio deve começar pelo planejamento
É um erro comum de muitos empreendedores ter as melhores ideias, mas não planejar direito como elas serão executadas.
Sempre que a pauta for organizar ou reorganizar a gestão do seu negócio, tente começar pelo planejamento.
Organize-se com um plano de negócios
Este documento vai reunir desde as informações mais básicas sobre o seu produto ou serviço, até as características mais aprofundadas sobre o mercado de atuação.
No final, o plano de negócios deve ser capaz de dar uma visão detalhada sobre o cenário do seu negócio para investidores, sócios, entre outros interessados.
Depois de pronto, ele deve guiar todos os próximos passos da sua empresa. Quanto mais a sua gestão for coerente com o seu planejamento, melhor será o resultado.
Quais as principais informações de um plano de negócio:
- Breve descrição, por exemplo, como surgiu a ideia, localização, etc.
- Análise sobre o mercado de atuação, incluindo concorrentes e público-alvo;
- Quais são os diferencias do produto ou serviço;
- Principais fornecedores, é um risco depender de um só;
- Questões operacionais para o funcionamento do negócio;
- Objetivos para o futuro e as estratégias para alcançá-los.
Depois de organizar as ideias montando um bom plano de negócios, é hora de começar a pensar a gestão da sua empresa no dia a dia
Escolha ferramentas para te ajudar na gestão
Um passeio rápido pelo Google e você encontra uma série de softwares que podem ajudar a cuidar da gestão financeira, de vendas, da carteira de clientes, de pessoal ou seja qual for a sua necessidade.
As ferramentas de gestão financeira, por exemplo, são pensadas para facilitar o gerenciamento de empresas através de integrações com sistemas de emissão de notas fiscais do governo, o envio de documentos de forma simplificada para contadores, ajudar no controle do fluxo de caixa e das contas a pagar, controle de estoque e muito mais.
Os softwares de recursos humanos podem ajudar a cuidar de todo o processo burocrático na contratação e gestão de colaboradores, folhas de pagamento, impostos, cálculo de férias, entre outras questões.
Os recursos de CRM, para gestão de relacionamento com o cliente, muitas vezes presentes também em softwares de gestão mais completos, ajudam a cuidar dos leads, captando e organizando os contatos para que possam ser trabalhados futuramente.
Investir em automatização de processos reduz o risco de inconsistências e erros na gestão da sua empresa. Aumenta a produtividade e ajuda o empreendedor a focar no crescimento.
Avalie este conteúdo

Omie - Sistema de Gestão