3 passos para automatizar seu negócio
Você já pensou em como a automação pode facilitar o dia a dia da sua empresa? A automação é um dos caminhos mais eficientes para aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar o tempo.
Afinal, tempo é um dos bens mais valiosos para quem empreende, e a boa notícia é que, com automação, dá para reduzir tarefas repetitivas, melhorar a organização e ganhar mais espaço para focar no que realmente importa: crescer!
Um exemplo prático é o atendimento ao cliente nos meios digitais, como WhatsApp e Instagram: com um chatbot de automação, você consegue filtrar as perguntas mais frequentes em uma velocidade muito mais rápida e usar o contato humano para personalizar o atendimento, que tal?
Para simplificar, desenvolvemos três passos fundamentais que vão te guiar na automação do seu negócio.
1. Mapeie e simplifique os processos
Antes de qualquer mudança, é preciso entender onde estão os gargalos - para isso, pegue papel e caneta (ou melhor, abra uma planilha) para anotar alguns pontos importantes:
- Quais atividades são feitas manualmente e tomam mais tempo?
- O que pode ser simplificado ou até eliminado?
- Existe um padrão para essas tarefas ou tudo muda a cada dia?
Quanto mais você entender a fundo a rotina do seu negócio, mais fácil será automatizar. Um bom começo é observar a gestão financeira, o atendimento ao cliente e o marketing, que são áreas-chave em todas as empresas.
2. Escolha a ferramenta ideal
Agora que você já sabe o que precisa otimizar, é hora de escolher as ferramentas certas. Algumas opções que podem te ajudar:
Gestão financeira: o Bling pode ser um grande aliado - ele ajuda no controle de vendas, estoque, fluxo de caixa e até na emissão de notas fiscais. Tudo integrado para você não perder tempo com burocracia.
Atendimento ao cliente: que tal responder seus clientes 24h por dia, instantaneamente? O Take Blip pode ser usado para responder às perguntas mais frequentes e filtrar mensagens até chegar no contato humano.
Marketing digital: para vender mais, a BIUD usa inteligência artificial para entender o comportamento dos seus clientes e traçar a melhor estratégia para atrair e fidelizar consumidores.
Agora que você já sabe o que usar, defina prioridades e recursos para colocar a automação em prática.
3. Coloque em prática
Após instalar as ferramentas de automação, chegou a hora de garantir que tudo funcione bem - porque, por trás de qualquer tecnologia, é preciso uma boa gestão.
E como colocar isso em ação? Teste as ferramentas no dia a dia e veja se estão realmente otimizando sua rotina. Treine sua equipe para se adaptar às novidades e acompanhe os resultados de perto.
Se algo não estiver funcionando como esperado, faça ajustes até encontrar o melhor fluxo de trabalho.
Se precisar de um investimento inicial para adquirir essas novas tecnologias, o Programa Acredita tem a linha de crédito ProCred360, que dá flexibilidade nos prazos de pagamento e taxas menores em comparação com o mercado.
E o melhor de tudo: você pede direto no banco, sem nenhuma complicação! Se for cliente correntista BB, consulte a opção BB Procred 360 para o seu negócio.
E lembre-se: você não está sozinho nessa jornada! A Liga PJ está aqui para te apoiar com insights, ferramentas e as melhores soluções para impulsionar o seu sucesso. Vamos juntos?
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