Saúde mental nas empresas: o papel das lideranças
Um tema que está cada vez mais em evidência no ambiente corporativo, se intensificou depois da pandemia com o trabalho online e a sobrecarga de informações.
Apesar do conforto que o home office traz para o dia a dia, também trouxe outros desafios, o distanciamento entre as pessoas gerou várias dificuldades na comunicação entre elas.
Os gestores, por sua vez, têm um papel crucial na hora de lidar com os colaboradores e manter ambientes de trabalho saudáveis, como guardiões da cultura organizacional.
Para conquistarem uma equipe de sucesso, precisam estimular uma comunicação aberta e inclusiva, criar segurança psicológica e apoiar a diversidade.
Mente em Foco
Uma iniciativa do Pacto Global da ONU traz foco para a saúde mental nas práticas empresariais, visando melhorar o bem-estar e o desempenho das equipes.
Ela conta com a adesão de 93 empresas e o objetivo é chegar em 1.000 até 2030, isso vai gerar impacto na vida de 10 milhões de trabalhadores.
Mas já é possível pegar algumas dicas para implementar no seu ambiente empresarial:
- Escuta ativa: todas as pessoas precisam se sentir ouvidas e compreendidas.
- Comunicação clara: mal-entendidos e ansiedade podem ser evitados ao melhorar a clareza nas comunicações internas.
- Iniciativas de apoio: se puder, inclua programas que abordam diretamente a saúde mental, como workshops e sessões de aconselhamento.
- Diversidade e inclusão: muitas vezes, a saúde mental está diretamente ligada à diversidade e à criação de um ambiente de trabalho inclusivo.
O foco na saúde mental dos colaboradores, por ter o bem-estar como prioridade, acaba refletindo positivamente, gera aumento na produtividade e resultados mais eficientes para toda a organização.
Certificado de saúde mental
Este ano chegou a Lei nº 14.831 que oferece um selo para empresas que preservem a saúde mental de seus colaboradores.
Para conquistar o selo, elas devem oferecer apoio psicológico e psiquiátrico, incentivar e criar metas sobre saúde mental, combater discriminação e assédio.
Com os requisitos cumpridos, colaboradores trabalham melhor e mais felizes, enquanto empresas garantem uma vantagem no mercado corporativo que necessita urgentemente de saúde mental.
Avalie este conteúdo
Clude